Ameaça de rebaixamento da confiança nos EUA preocupa senadores da CRE — Rádio Senado

Ameaça de rebaixamento da confiança nos EUA preocupa senadores da CRE

LOC: A CRISE FINANCEIRA NA EUROPA E SUAS REPERCUSSÕES PARA O BRASIL PREOCUPAM OS SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL. 

LOC: E A AMEAÇA DE REBAIXAMENTO DA CONFIANÇA NA ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS TAMBÉM FOI CITADA COMO INÉDITA E PREOCUPANTE POR SENADORES, EM REUNIÃO NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: Depois de Portugal, Grécia e Irlanda, agora também a Itália e a Espanha, que são a terceira e a quarta maiores economias da Zona do Euro, tentam cortar gastos para evitar o chamado default, ou calote, termos usados para o não pagamento dos compromissos financeiros. A dívida pública total da Itália chegou perto dos dois trilhões de euros em maio deste ano, segundo o banco central do país. Na Espanha, os deputados aprovaram corte de 3,8% no limite dos gastos para o próximo ano. Já nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama tenta um acordo para subir o limite de endividamento do país, enquanto vê, pela primeira vez na história, a ameaça de default. Tudo isso agravado pela possibilidade de rebaixamento da nota do país dada por agencias especializadas. Depois de rebaixar as notas de Portugal e Itália, a Moody's passou a nota da Irlanda para o nível especulativo. E não descarta rebaixar a nota dos Estados Unidos. O senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, alertou para o que isso pode significar. (COLLOR 28¿) O fato de a desconfiança chegar à Italia aumenta as preocupações com a saúde da economia da região do euro e com a recuperação global da crise de 2008....a crise italiana coloca-se no momento em que aumentam também as preocupações com a espanha, e no qual os estados unidos discutem o seu déficit publico crescente. mesmo que se consiga passar o atual ataque especulativo, é clara a precariedade da zona do euro e sua dependencia de intervenção coordenada do banco central europeu e do fundo monetário internacional. (REP) O senador Fernando Collor informou que o ciclo de debates promovido nas segundas-feiras às 18 horas na comissão vai focalizar questões econômicas no segundo semestre. O primeiro debate, marcado para o início de agosto, deverá abordar os reflexos para o Brasil da crise financeira na Europa e das dificuldades por que passa a economia norte-americana. Da rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: A CÂMARA BAIXA DO PARLAMENTO ITALIANO APROVOU NESTA SEXTA-FEIRA UMA MOÇÃO DE CONFIANÇA AO GOVERNO BERLUSCONI, QUE ABRE CAMINHO PARA UM PACOTE DE MEDIDAS DE AUSTERIDADE. 

LOC: OS PARLAMENTARES DEVEM VOTAR AINDA HOJE O PACOTE QUE PREVÊ CORTE DE MAIS DE 40 BILHÕES DE EUROS NOS GASTOS ORÇAMENTÁRIOS.
15/07/2011, 02h06 - ATUALIZADO EM 15/07/2011, 02h06
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00