Sociedade precisa se envolver na gestão do SUS, apontam especialistas — Rádio Senado

Sociedade precisa se envolver na gestão do SUS, apontam especialistas

LOC: A SOCIEDADE BRASILEIRA PRECISA CONHECER O SUS E SE ENVOLVER DE FORMA MAIS ATUANTE SOBRE O ORÇAMENTO E A GESTÃO DA SAÚDE. 

LOC: A OPINIÃO É DE ESPECIALISTAS QUE DISCUTIRAM O TEMA COM SENADORES NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Muitos brasileiros torcem o nariz ao ouvir falar a palavra SUS. A imagem que vem na cabeça são hospitais lotados, pessoas sem atendimento e desvio de dinheiro. Mas, segundo especialistas, o sistema único de saúde engloba também outros aspectos da saúde, como a pesquisa cientifica, e modelo reconhecidos internacionalmente, como o tratamento gratuito da AIDS e outras doenças graves, as campanhas de vacinação e a erradicação de doenças como pólio e sarampo. Esta é a opinião dos especialistas convidados pela subcomissão de promoção e acompanhamento e defesa da saúde do senado, convidados para falar sobre as deficiências e soluções para o sistema único de saúde, o SUS. Todos destacaram que o trabalho do SUS precisa ser avaliado além do atendimento dos hospitais e postos de saúde, e que a participação da sociedade no planejamento e fiscalização do sistema é essencial para alcançar os objetivos de atendimento universal estabelecidos pela constituição brasileira. O representante do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, Paulo Amarante, criticou o engessamento dos conselhos de saúde, que deveriam ser o espaço para a sociedade participar das decisões e fiscalizar o trabalho do SUS nos municípios estados e no governo federal. O representante da Fundação Oswaldo Cruz, Volcler Fernandes, destacou os avanços nos últimos vinte anos, como a redução de casos de doenças infecciosas, o tratamento da AIDS, a erradicação da poliomielite. Ele explicou que a Fiocruz trabalha num projeto para melhoria do SUS nos próximos dez anos, e estuda formas de atacar problemas como atendimento aos idosos, e a estruturação do atendimento básico, dos postinhos, com o atendimento específico e as emergências. O senador Eduardo Amorim, que também é médico, lembrou que a subcomissão vai se empenhar para discutir e apresentar propostas para atacar os problemas apontados pelos convidados. (Eduardo Amorim) ¿três questões para o SUS, a questão dos recursos, a questão do dos recursos humanos, premiar ou promover quem realmente cumpre a missão e punir quem não cumpre, sem paternalismo, e melhorar a questão do controle social¿. (Ana) O consultor do senado, Luiz Carlos Pelizare Romero, e o especialista em direito e saúde publica Marco Torronteguy, destacaram que é preciso cuidado na elaboração de leis para beneficiar grupos específicos, para que o direito universal de atendimento em saúde não seja prejudicado.
14/07/2011, 02h14 - ATUALIZADO EM 14/07/2011, 02h14
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00