Sarney elogia Congresso por incluir na lei reajuste de aposentados e pensionistas — Rádio Senado

Sarney elogia Congresso por incluir na lei reajuste de aposentados e pensionistas

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, ELOGIOU A DECISÃO DO CONGRESSO NACIONAL DE INCLUIR UMA DEFINIÇÃO SOBRE O REAJUSTE DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.

LOC: O SENADOR CONSIDERA UM AVANÇO O PAGAMENTO RETROATIVO A APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS ATINGIDOS PELO TETO ENTRE 1991 E 2004. 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias já define o reajuste de aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima de um salário mínimo. Pela proposta, a correção do ano que vem vai repor inicialmente as perdas da inflação. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, elogiou a iniciativa dos parlamentares de garantir o aumento já na LDO. (Sarney) O que é bom é que votamos na LDO o aumento com o índice de inflação para os aposentados que ganham até um salário mínimo. Acho isso muito importante porque quanto mais avançarmos no estado social mais teremos uma sociedade justiça. REP: O senador José Pimentel, do PT do Ceará, ressaltou que o cuidado dos parlamentares não vai atrasar a discussão do reajuste dos aposentados e pensionistas para 2012. (Pimentel) O que temos ali é o princípio de que teremos o reajuste até porque os percentuais não são fixados na LDO, mas no Orçamento. Agora que vamos abrir essa discussão. Se não tivesse a previsão na LDO, teríamos que alterá-la. Agora não, estamos antecipando porque a LDO traz o princípio e no Orçamento, fixa-se o percentual. REP: O presidente do Senado ressaltou ainda o anúncio do Ministério da Previdência de pagar uma correção de cerca de 180 reais para os aposentados e pensionistas que foram atingidos pela definição do teto entre 1991 e 2004. Cada um dos mais de 170 mil inativos receberá em média 11 mil reais, já que o pagamento é retroativo. Para José Sarney, o Brasil ainda se destaca por garantir direitos sociais. (Sarney) Enquanto a Europa está vivendo um momento de acabar com o estado social de direito, nós aqui no Brasil estamos na direção contrária, estamos assegurando ao povo os direitos sociais. REP: Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento da correção dos aposentados e pensionistas começa a ser feito em agosto deste ano.
13/07/2011, 01h56 - ATUALIZADO EM 13/07/2011, 01h56
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00