Eletronuclear aumentará segurança de usinas — Rádio Senado

Eletronuclear aumentará segurança de usinas

LOC: A ELETRONUCLEAR SE COMPROMETEU NESTA TERÇA-FEIRA, NO SENADO, A ADOTAR MEDIDAS QUE AUMENTEM A SEGURANÇA DAS USINAS DE ANGRA UM E DOIS.

LOC: É O RESULTADO DE UMA COMISSÃO DE SENADORES QUE VISITOU AS USINAS DEPOIS DO ACIDENTE NUCLEAR NO JAPÃO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

Construção de uma pequena central hidrelétrica para fornecer energia se houver pane nos geradores a diesel, construção de píeres para a retirada da população pelo mar em caso de acidente, implantação de um depósito definitivo de rejeitos radioativos e treinamento sobre como agir em situações de emergência para professores e alunos das escolas num raio de cinco quilômetros da central nuclear. Essas medidas, para aumentar a segurança das usinas de Angra Um e Dois, no litoral do Rio de Janeiro, vão ser executadas pela empresa responsável pelo complexo, a Eletronuclear. O compromisso está num Termo de Ajuste assinado entre a estatal e a Comissão Temporária Externa do Senado, que visitou as duas usinas nucleares brasileiras. Senador que propôs a comissão, Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, destacou que o instrumento do Termo de Ajuste é adotado no Senado pela primeira vez. (LINDBERGH) Mais do que o tema, que é um tema mais do que importante, o concreto é que nós estamos saindo daqui com um documento que eu acho muito especial. É a possibilidade de nós adotarmos isso aqui em várias outras audiências públicas, envolvendo autoridades, envolvendo ministérios, e o resultado de tudo isso vai ser a aproximação com o mundo real. (REPÓRTER) A visita dos senadores às usinas de Angra foi no dia oito de abril, menos de um mês depois do acidente nuclear no complexo de Fukushima, no Japão. O presidente da Eletronuclear, Othon Pinheiro da Silva, elogiou o resultado da iniciativa. (OTHON) Eu achei, como cidadão, a ação desta Casa muito rápida e eficiente. Por que? Houve um acidente do outro lado do planeta, no Japão, e houve a preocupação desta Casa de ir aonde nós geramos energia da fonte nuclear e ver quais eram as condições. (REPÓRTER) Já a Comissão Temporária Externa se comprometeu, no Termo de Ajuste, a enviar ofícios a outros órgãos públicos para que também participem do esforço de aumentar a segurança das usinas. Isso envolve, por exemplo, a duplicação da Rodovia Rio-Santos no trecho que passa por Angra dos Reis, obra considerada fundamental para um plano de retirada em caso de acidente nuclear.
05/07/2011, 03h38 - ATUALIZADO EM 05/07/2011, 03h38
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00