Tratado que cria a União de Nações Sul-Americanas é aprovado pela CRE — Rádio Senado

Tratado que cria a União de Nações Sul-Americanas é aprovado pela CRE

LOC: O TRATADO QUE CRIOU A UNIÃO DE NAÇÕES SUL-AMERICANAS, A UNASUL, FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO.

LOC: O TEXTO, QUE JÁ PASSOU NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, SEGUE COM URGÊNCIA PARA EXAME NO PLENÁRIO DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: A União de Nações Sul-Americanas, Unasul, é formada pelos doze países da América do Sul. O Tratado Constitutivo foi assinado em Brasília, em maio de 2008, e encaminhado pelo Executivo ao Congresso Nacional. Como entidade internacional, a Unasul terá sua sede em Quito, Equador, e tem o objetivo de construir um espaço de integração priorizando as políticas sociais, a educação, a energia, a infraestrutura, o financiamento e o meio ambiente, buscando reduzir as desigualdades entre os países e fortalecer a democracia. O texto aprovado também prevê a formação de um Parlamento Sul-Americano, com sede na cidade de Cochabamba, na Bolívia, o que deverá ser definido em um Protocolo Adicional. O relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, destacou que os estados membros deverão buscar mecanismos inovadores de integração. (ANIBAL-20¿) O reconhecimento que o preâmbulo do presente Tratado estende às conquistas alcançadas pelo MERCOSUL e pela Comunidade Andina no que diz respeito à integração sub-regional, bem como a importância de que se reveste, para o futuro de todo o continente latinoamericano. (REP) O senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, definiu a Unasul como uma conquista. (ARRUDA-14¿) É uma vitória do estado brasileiro que vem há um período longo nesse esforço extraordinário de alargar nosso espaço de convivência na América do sul. Esse tratado é uma dessas conquistas que merecem ser aplaudidas pelo povo brasileiro. (REP) Outros países da América Latina e do Caribe poderão integrar a Unasul na condição de Estado Associado, e depois solicitar adesão ao bloco como membro pleno. Nove países já ratificaram o tratado: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA AINDA A INDICAÇÃO DE DOIS NOVOS EMBAIXADORES. 

LOC: FORAM SABATINADOS MARCOS BORGES DUPRAT RIBEIRO, QUE DEVE ASSUMIR A EMBAIXADA DO BRASIL NO NEPAL; E JOSÉ JORGE ALCAZAR ALMEIDA, INDICADO PARA SERRA LEOA, NA AFRICA. OS NOMES SEGUEM PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO.
30/06/2011, 01h10 - ATUALIZADO EM 30/06/2011, 01h10
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00