Senadores estão presentes em várias mídias sociais
LOC: OS SENADORES TÊM MAIS DE QUINHENTOS MIL SEGUIDORES NO TWITTER, E ESTÃO PRESENTES EM VÁRIAS MÍDIAS SOCIAIS, COMO FICARAM CONHECIDAS AS REDES EM QUE OS USUÁRIOS DA INTERNET SE INTEGRAM E INTERAGEM COM O MUNDO VIRTUAL.
LOC: E COMO ELAS PODEM CONTRIBUIR PARA APROXIMAR AS INSTITUIÇÕES E O PÚBLICO FOI UM DOS DESTAQUES DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "POLÍTICA E NOVAS MÍDIAS: A NOVA COMUNICAÇÃO ENTRE PARLAMENTARES E CIDADÃOS", NESTA TERÇA-FEIRA, NO AUDITÓRIO DO INTERLEGIS. REPÓRTER ESTER MONTEIRO.
Dos 190 milhões de brasileiros, 45 por cento navegam na internet e desses 81 milhões de pessoas, 66 por cento acessam redes sociais, principalmente o Orkut, que tem o maior número de adeptos no Brasil. Também estão no Youtube, nos blogs, no facebook e no twitter. E, segundo o Presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, essa realidade causa um grande impacto, inclusive sobre a forma de representação política. Ele observa que o Estado tradicional está sendo substituído pelo estado em rede, construído a partir da globalização do capital, através das novas tecnologias de comunicação. Para José Sarney, uma nova forma de democracia direta está surgindo: Sarney) E essa tendência atual uma nova forma de democracia direta em que todos se manifestam e que cada indivíduo tem sua opinião e não é só aquela democracia da delegação a pessoas para nos representar. A tendência é que cada um não abdique de representar a si mesmo com a disposição que passaram a ter dos meios tecnológicos para exercer esses direitos. Ainda segundo o Presidente do Senado, na medida em que essas novas formas de uso de tecnologia digital se abrem, a sociedade passa a contar com um novo espaço de manifestação: (Sarney), podem ser espaço de discussão entre todos os cidadãos que, investidos de uma nova cidadania poderão orientar e reposicionar a representação política e quem sabe até mesmo votar, não na escolha de representantes, mas diretamente na preparação e na aprovação das leis. De acordo com o secretário de Comunicação Social do Senado, Fernando Cesar Mesquita, o Senado mais uma vez sai na frente, na discussão e no uso de novas tecnologias, procurando avançar e atender as exigências da sociedade. (FCM) há um compromisso do presidente jose sarney, um compromisso dessa mesa, e eu acho que dos parlamentares, e que a sociedade cada dia participe mais, cada vez mais haja essa interatividade, e que o senado possa realmente fazer um trabalho melhor, possa decidir melhor. (REP): o Seminário ¿Políticas e novas mídias, a nova comunicação entre parlamentares e cidadãos", foi organizado pela Secretaria de Comunicação Social do Senado e reuniu especialistas em marketing, mídias digitais e comunicação em cinco palestras e dois painéis.