Senadores cobram renegociação das dívidas de pequenos agricultores — Rádio Senado

Senadores cobram renegociação das dívidas de pequenos agricultores

LOC: SENADORES COBRAM DO GOVERNO MUDANÇAS PARA O PRÓXIMO PLANO SAFRA: MAIS INCENTIVO À ASSISTÊNCIA TÉCNICA E RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS PEQUENOS AGRICULTORES.

LOC: FOI DURANTE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA SOBRE O NOVO MANUAL DO CRÉDITO RURAL, QUE DEVE SER APROVADO ATÉ O PRÓXIMO MÊS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: O Manual do Crédito Rural reúne as regras para a concessão de empréstimos aos produtores: um calhamaço com leis, decretos, portarias e circulares. E o governo prepara uma nova versão, que unificaria todas as normas numa única resolução. Em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Gilson Bittencourt, do Ministério da Fazenda, anunciou que bancos e produtores rurais podem esperar para breve um manual com regras mais simples. (BITTENCOURT ) Vamos tentar, mas se não der este mês, no máximo no mês que vem a gente aprovaria esse pacotão todo. Nós estamos falando de um pacote de normas de mais ou menos 500 a 700 páginas, que é a unificação e a revisão de todo esse processo. (REPÓRTER) Vice-presidente de Agronégocios do Banco do Brasil, o ex-senador Osmar Dias explicou que a partir da próxima safra não será mais necessário apresentar um caminhão de documentos na hora de pedir o crédito rural. (OSMAR ¿ 13¿) Dava pena de ver o produtor tendo que assinar 80 documentos todos os anos, ir ao cartório, custas do cartório, para renovar aquele crédito que todo mundo sabia que iria ser renovado, mas que ele precisava fazer tudo aquilo. (REPÓRTER) Vários senadores elogiaram a tentativa de desburocratizar o financiamento, mas também pediram mudanças na política agrícola. Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, pediu mais assistência técnica. (MOKA) Você dá o dinheiro ao pequeno produtor, se ele não tiver alguém que o oriente tecnicamente, não vai aproveitar aquele recurso ou vai aproveitar 50%. (REPÓRTER) Já a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, chamou atenção para a dívida dos pequenos agricultores, o que pode prejudicar o financiamento da próxima safra. (ANA AMÉLIA) A dívida hoje da agricultura familiar é de 30 bilhões de reais, considerando dívidas vencidas e vincendas. No curto prazo, oito bi. E ele tentaram a renegociação dessas dívidas. (REPÓRTER) Ana Amélia foi uma das autoras do requerimento de audiência pública. Ela também está preocupada com a situação dos produtores de arroz do Rio Grande do Sul. A senadora cobrou a aplicação da regra que obriga a indústria a pagar o preço mínimo de 25 reais e 80 centavos por saca de arroz, se a empresa obteve financiamento a juros reduzidos. Os produtores só têm conseguido vender a saca por 17 reais e 50 centavos.
 
LOC: O PLANO SAFRA 2011/2012 DEVE SER ANUNCIADO NESTE MÊS PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF.

LOC: A PARTIR DE PRIMEIRO DE JULHO, BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS DEVERÃO DISPONIBILIZAR 107 BILHÕES DE REAIS PARA O FINANCIAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA.
09/06/2011, 01h06 - ATUALIZADO EM 09/06/2011, 01h06
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00