CI aprova indicação de Marcelo Pacheco para a diretoria da Anac — Rádio Senado

CI aprova indicação de Marcelo Pacheco para a diretoria da Anac

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU POR UNANIMIDADE A INDICAÇÃO DE MARCELO PACHECO DOS GUARANYS PARA A DIRETORIA DA ANAC, A AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: Marcelo Pacheco dos Guaranys já passou pela Anac entre novembro de 2007 e março de 2010. E se na primeira sabatina no Senado, em outubro de 2007, o principal assunto era o acidente da TAM no aeroporto de Congonhas e a posterior renúncia de quatro dos cinco diretores da Anac, agora o principal tema foi a falta de estrutura dos aeroportos brasileiros. Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, afirmou que a capital de seu estado possui o pior aeroporto do Brasil, mas vários senadores lamentaram que seus estados também disputam esse infeliz troféu. Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, defendeu uma ação urgente, seja por meio de concessão ou parceria público privada. (DELCÍDIO) A Infraero não tem condições de fazer frente à construção, remodelação dos aeroportos. É impossível com a estrutura que a Infraero tem, o orçamento que a Infraero tem, não há condição. (REP) Marcelo Pacheco dos Guaranys disse que o País tem que decidir antes que modelo seguir. Se o das telecomunicações, em que a estatal foi extinta e vendida em blocos regionais, ou o do setor elétrico, em que foram feitas privatizações esporádicas, mas sem extinguir a participação do Estado. Marcelo citou ainda experiências do exterior. (MARCELO) O México teve a ideia de fazer as concessões de todos os aeroportos ao mesmo tempo e fez exatamente o que a gente fez com as telecom aqui. Dividiu em 4 regiões e concedeu para empresas administrarem aquelas regiões. Na Austrália se fez concessões individuais de aeroportos. Muito preocupado com a concorrência. Então, por exemplo, aeroporto de Melbourne não poderia ficar com o mesmo dono de Sidnei, que é uma preocupação que a gente pode ter aqui com Guarulhos e Viracopos no Brasil. (REP) O governo já anunciou que entregará à iniciativa privada a administração dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e ainda o de Brasília. Em reunião com governadores e prefeitos das 12 cidades-sede da Copa-2014, Dilma Rousseff disse que o edital de licitação sairá até dezembro. Os mandatos dos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil têm uma duração de cinco anos. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.
 
LOC: A INDICAÇÃO DE MARCELO PACHECO DOS GUARANYS PARA A AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL SEGUE PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO.

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA TAMBÉM APROVARAM NESTA QUINTA AS EMENDAS QUE SERÃO APRESENTADAS PELO COLEGIADO AO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DE 2012.

LOC: A COMISSÃO AINDA APROVOU PEDIDO DO SENADOR DELCÍDIO AMARAL, DO PT DE MATO GROSSO DO SUL, PARA CONVIDAR A EX-PRESIDENTE DO BNDES ELENA LANDAU PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE VAI DISCUTIR AS RENOVAÇÕES DE CONCESSÕES DO SETOR ELÉTRICO.

LOC: TAMBÉM FORAM APROVADOS REQUERIMENTOS PARA A INCLUSÃO DE UM REPRESENTANTE DA ANAC EM DEBATE COM AEROVIÁRIOS E UM PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM OS USUÁRIOS DO SISTEMA DE CHECAGEM DE VÔO DA ANAC.
09/06/2011, 01h22 - ATUALIZADO EM 09/06/2011, 01h22
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00