Sarney avalia que com saída de Palocci Congresso retomará pauta positiva — Rádio Senado

Sarney avalia que com saída de Palocci Congresso retomará pauta positiva

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO AVALIA QUE A SAÍDA DE PALOCCI DA CASA CIVIL FARÁ COM QUE O CONGRESSO NACIONAL RETOME UMA PAUTA POSITIVA.

LOC: PARA JOSÉ SARNEY, A ENTRADA DA SENADORA GLEISI HOFFMANN NO GOVERNO DEVERÁ MELHORAR A RELAÇÃO DO EXECUTIVO COM O CONGRESSO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
TÉC: Na avaliação do presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, a saída de Antonio Palocci da Casa Civil fará com que os parlamentares voltem a atenção para o debate de projetos importantes para o País. Palocci pediu demissão sob o argumento de que sua permanência no governo comprometeria o funcionamento da principal assessoria do Palácio do Planalto. José Sarney afirmou que a proposta de CPI da oposição para investigar o enriquecimento do ex-ministro não se justifica mais. Ele ponderou ainda que a guerra política da oposição é página virada e defendeu a retomada da pauta positiva do Congresso. (Sarney 1) Superada a crise, vamos nos dedicar mais e aprofundadamente a resolver primeiro dentro do Congresso os nossos problemas que são as medidas provisórias, da Reforma Política e da pauta temática da segurança e saúde. Pauta não falta. REP: José Sarney elogiou a nomeação da senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, para a Casa Civil, ao destacar a atuação dela nos primeiro semestre do mandato. (Sarney 2) Ela aqui no Senado tem demonstrado ser uma mulher muito dedicada, competente e com experiência no serviço público muito grande. Se destacou dentro da Casa em pouco tempo como uma das figuras mais importantes do Senado. De maneira que espero que ela no Executivo, ela que já tem tanta experiência no Executivo, ela possa realizar uma excelente obra e um bom trabalho ajudando a presidente Dilma. REP: O presidente do Senado confia que a relação do Congresso com o Planalto vai melhorar, já que a Casa Civil não será mais responsável pela articulação política. Gleisi Hoffmann se dedicará ao gerenciamento dos programas do governo e não das votações no Legislativo. (Sarney 3) Acho que essa relação tem sido harmoniosa. Agora, houve uma mudança significativa, ninguém pode desconhecer que a figura do ministro Palocci dentro do governo tinha uma certa predominância. Agora, ela vai estabelecer um novo tipo de governar e novo desenho do governo. Isso depende dela. REP: Gleisi Hoffmann será a quarta senadora a se licenciar para assumir um cargo no Executivo. Estão afastados do mandato parlamentar Edison Lobão, ministro de Minas e Energia; Garibaldi Alves, da Previdência; e Alfredo Nascimento, dos Transportes.
08/06/2011, 01h22 - ATUALIZADO EM 08/06/2011, 01h22
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00