Servidores aprendem melhor como funcionam Arquivo e Prodasen — Rádio Senado

Servidores aprendem melhor como funcionam Arquivo e Prodasen

LOC: QUER VER DE PERTO A LEI ÁUREA, OU A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA, DE 1891? É SÓ FAZER UMA VISITA AO ARQUIVO DO SENADO FEDERAL.

LOC: NESTA SEGUNDA-FEIRA, SERVIDORES DA CASA PUDERAM ENTENDER MELHOR COMO FUNCIONAM O ARQUIVO, E MAIS DOIS SETORES: O PRODASEN E OS ANAIS. ESSES FORAM OS ASSUNTOS DO CICLO DE PALESTRAS "CONHECENDO O SENADO". REPÓRTER NARA FERREIRA:

(0523NARA/ ) O acervo do Arquivo do Senado Federal contem 42 milhões de documentos, o que corresponde a 15 quilômetros lineares de papel preservados em 84 mil caixas manuseadas e mantidas conforme as técnicas da ciência chamada arquivologia. Sim, existe toda uma ciência por traz da preservação de documentos que precisam ser guardados porque representam a memória do País. Foi o que explicou a diretora do Arquivo, Maria do Socorro Santos: (MARIA DO SOCORRO) guardar todo mundo guarda, no armário, na gaveta, mas arquivar é uma ciência, a gente segue uma legislação, e existe uma técnica que diz como fazer, e por quanto tempo guardar. (REP) Ela explicou que qualquer cidadão pode visitar o Arquivo, mas é preciso marcar horário. Preservar a memória também é o trabalho dos Anais do Senado, secretaria que reúne para publicação toda a documentação legislativa produzida no Senado e no Congresso, de discursos parlamentares, atas das sessões, a atos e resoluções. Segundo o diretor, Flávio Cunha Lima, o trabalho vem aumentando significativamente nos últimos anos (FLAVIO) em 1826 quando o Senado começou as suas atividades, nós tivemos no ano quatro livros. Antes da TV Senado, e a TV Senado é um marco, tínhamos a publicação de dois livros por mês, hoje a gente está com 80 publicações no ano. (REP) Já Cláudia Nogueira, diretora do PRODASEN, a Secretaria de Informática, destacou que o grande desafio é acompanhar a modernização deste setor que cresce em uma escala incomparável. O trafego de dados por computadores aumenta 150% ao ano no mundo. Segundo Claudia Nogueira, isso significa oportunidades que o PRODASEN precisa acompanhar para prestar um serviço à altura da demanda. Ela citou como destaques do Prodasen o Portal da Transparência, que abre informações do Senado à sociedade; o Siga Brasil, que é um portal de fiscalização orçamentária; e o LexML, onde são disponibilizadas todas as leis, doutrina e jurisprudência. O PRODASEN tem 247 servidores, que cuidam também da operação e manutenção de seis mil terminais de computador instalados no Senado.
23/05/2011, 01h30 - ATUALIZADO EM 23/05/2011, 01h30
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00