Oposição insiste em CPI para investigar Palocci, mas governo discorda — Rádio Senado

Oposição insiste em CPI para investigar Palocci, mas governo discorda

LOC: A OPOSIÇÃO GARANTE QUE COLETA DE ASSINATURAS PARA CPI DO MINISTRO DA CASA CIVIL NÃO VAI ATRAPALHAR AS VOTAÇÕES NO SENADO.

LOC: MAS O LÍDER DO GOVERNO É CONTRÁRIO À INICIATIVA SOB O ARGUMENTO DE QUE ANTONIO PALOCCI JÁ EXPLICOU O AUMENTO DO PATRIMÔNIO DELE. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN 

O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, começou a coletar assinaturas, nesta segunda-feira, para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar o aumento do patrimônio do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Segundo reportagem, os bens dele passaram de R$ 375 mil para R$ 7,5 milhões no período de 2006 a 2010. Por meio de nota oficial, ele afirmou que a compra dos imóveis, declarada no Imposto de Renda, foi feita com recursos de uma empresa de consultoria dele. Álvaro Dias destacou que, a pedido da oposição, o Ministério Público Federal já investiga o caso. Ele afirmou qu,e além da CPI, PSDB, DEM, PPS e PSOL vão tentar aprovar um requerimento convidando o ministro a vir ao Senado se explicar. O tucano garantiu que essas iniciativas não vão comprometer as votações na Casa. (A.Dias) Não, em hipótese nenhuma. O que compromete o andamento dos trabalhos é medida provisória inconstitucional. Vamos coletar as assinaturas tanto na Câmara quanto no Senado no dia de hoje. A CPI é essencial não só para verificar a evolução patrimonial do ministro, mas para verificar quem se beneficiou do tráfico de influência eventualmente exercido pelo ministro. REP: O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, afirmou que a base aliada não vai apoiar nenhuma iniciativa de investigação contra o ministro. O peemedebista ressaltou que Antonio Palocci já prestou os esclarecimentos. (Jucá) O Senado não tem que ouvir o ministro. Esse caso está encerrado, é uma página virada. O ministro Palocci deu as explicações. Portanto, para a base do governo, esse assunto que não será tratado no Senado. Se houver algum requerimento, vamos rejeitá-lo porque é uma tentativa da oposição de fazer um embate político-eleitoral. REP: Para que uma CPMI seja criada, são necessárias as assinaturas de 171 deputados e de 27 senadores.
23/05/2011, 01h11 - ATUALIZADO EM 23/05/2011, 01h11
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00