CE convidará novamente Haddad para discutir escolha de livros escolares — Rádio Senado

CE convidará novamente Haddad para discutir escolha de livros escolares

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI CONVIDAR NOVAMENTE O MINISTRO DA EDUCAÇÃO FERNANDO HADDAD PARA DISCUTIR A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO NÃO ACEITOU A PARTICIPAÇÃO DOS DIRETORES DO MEC ESCALADOS PARA REPRESENTAR FERNANDO HADDAD NA REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A decisão de refazer o convite ao ministro da Educação, Fernando Haddad, foi aprovada pelos senadores depois que o presidente da comissão, Roberto Requião, do PMDB do Paraná, e um dos autores do requerimento para a audiência pública, não aceitou a participação dos representantes do MEC destacados para participar do debate no lugar do ministro. (Roberto Requião) O ministro pode ou não aceitar o convite, mas não pode mandar representantes. Isso não tem cabimento, a presidência da comissão não vai aceitar essa representação. (Ana) O objetivo da audiência publica era discutir a aprovação pelo MEC de livros didáticos para a disciplina de história do ensino fundamental que trazem críticas ao governo Fernando Henrique e elogios ao governo Lula. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, afirmou que vai pedir que os livros sejam recolhidos. (Álvaro Dias) Sobretudo em razão do proselitismo político, um livro didático não se presta a elogiar um líder político e a criticar outro. (Ana) O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, acredita que a vinda de Fernando Haddad vai ser positiva para debater como é a formulação do material didático usado nas salas de aula. (Walter) O que é que efetivamente deve compor um livro de historia? , de que forma deve entrar em debate, relatos, informações e fatos contemporâneos? (Ana) Os senadores Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, e Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, pediram que o ensino da gramática da língua portuguesa também seja incluído na pauta de discussão com o ministro. O senador Cristovam Buarque já foi ao plenário para criticar a distribuição de um livro de língua portuguesa que defende que frases com erros gramaticais sejam consideradas corretas em algumas situações. A academia brasileira de letras se pronunciou contra as teorias defendidas pela autora do livro. O MEC afirmou que a escolha dos livros didáticos é feita pelo professor a partir de uma lista de obras avaliadas por uma comissão de especialistas de cada disciplina. 

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO TAMBÉM APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A INDICAÇÃO DE VERA ZAVERUCHA PARA O CARGO DE DIRETORA DA AGENCIA NACIONAL DE CINEMA, A ANCINE. 

LOC: A INDICAÇÃO AGORA SERÁ SUBMETIDA AO PLENÁRIO DO SENADO.
17/05/2011, 02h18 - ATUALIZADO EM 17/05/2011, 02h18
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00