Subcomissão aprova convite pra ouvir FHC sobre descriminalização — Rádio Senado

Subcomissão aprova convite pra ouvir FHC sobre descriminalização

LOC: O EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO SERÁ CONVIDADO PARA FALAR, NO SENADO, SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DE DROGAS.

LOC: O CONVITE FOI APROVADO NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA PELA SUBCOMISSÃO QUE TRATA DOS DEPENDENTES DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS.

TÉC: A Subcomissão de Políticas Sociais sobre Dependentes de Álcool, Crack e Outras Drogas quer ouvir Fernando Henrique Cardoso sobre a descriminalização do uso de entorpecentes. O ex-presidente da República preside a Comissão Global de Políticas sobre Drogas, entidade que reúne diversas personalidades internacionais. O órgão defende mais investimentos na educação, prevenção do uso de drogas e tratamento do usuário como doente, não como infrator. Na opinião da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, vice-presidente da subcomissão e autora do pedido para a audiência, o debate com Fernando Henrique vai trazer esclarecimentos importantes sobre o assunto. (Ana Amélia) Dada a presença constante dele falando desse tema que ainda é polêmico no Brasil, tanto na área médica como também na área de segurança. E também porque o próprio governo brasileiro neste momento caminha na direção de dar um tratamento diferenciado na lei penal que trata da questão das drogas no tratamento do pequeno traficante e do usuário. (Ana) Para garantir que o tema seja discutido com profundidade, a senadora sugeriu que Fernando Henrique Cardoso seja ouvido em uma audiência exclusiva, sem a presença de outros convidados. A comissão também aprovou o pedido da própria Ana Amélia, em conjunto com Wellington Dias, do PT do Piauí, que preside a subcomissão, para a quinta reunião do ciclo de debates sobre o avanço do uso do crack no Brasil. A intenção é ouvir a opinião dos acadêmicos da área de saúde sobre o assunto. Foram convidados para a audiência os especialistas Ronaldo Laranjeira, Carlos Alberto Salgado, Ricardo Albuquerque Paiva e Aloísio Antonio Andrade de Freitas.
10/05/2011, 12h59 - ATUALIZADO EM 10/05/2011, 12h59
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00