Ministério do Turismo vai capacitar prestadores de serviço, diz ministro — Rádio Senado

Ministério do Turismo vai capacitar prestadores de serviço, diz ministro

LOC: O MINISTÉRIO DO TURISMO VAI PARTICIPAR DA ORGANIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DAS OLIMPÍADAS DE 2016 COM A CAPACITAÇÃO DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS. 

LOC: A INFORMAÇÃO É DO MINISTRO PEDRO NOVAIS, QUE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE LARISSA BORTONI. 

TÉC: Os cofres do Ministério do Turismo estão vazios. Foi o que contou o ministro Pedro Novais aos senadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. De uma expectativa de poder gastar 3,7 bilhões de reais nesse ano, sobraram nos cofres do ministério algo em torno de 15% do valor, ou 560 milhões de reais, depois do contingenciamento definido pelo Palácio do Planalto. O ministro lamentou os cortes, mas afirmou entender a política pública de redução de gastos. (PN) Devo dizer mais que estou de pleno acordo com o inteiro teor da compressão de gastos e despesas do governo, porque sei que a presidenta Dilma Rousseff está no caminho certo para reduzir o perigo da inflação que nos ameaça. (LB) Mas nem todos têm a mesma compreensão. O senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, acha um absurdo que o orçamento do turismo seja tão reduzido às vésperas de o Brasil sediar grandes competições esportivas. (VR) A gente vê Ministério do Turismo ter contingenciamentos absurdos no momento em que estamos vivendo preparativos para a Copa do Mundo, as Olimpíadas, a Copa Militar e a Copa das Confederações. Eu acho incompreensível. (LB) Sobre a organização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, Pedro Novais disse que caberá ao seu ministério o trabalho de capacitação dos prestadores de serviços turísticos. Cerca de trezentos mil profissionais já estão sendo treinados como atendentes de aeroportos ou de locadoras de veículos, guias turísticos e recepcionistas.
28/04/2011, 01h15 - ATUALIZADO EM 28/04/2011, 01h15
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00