Senado aprova MP que viabiliza construção do trem-bala — Rádio Senado

Senado aprova MP que viabiliza construção do trem-bala

LOC: O SENADO APROVA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUTORIZA A UNIÃO A DAR GARANTIA PARA FINANCIAMENTO PELO BNDES PARA A CONSTRUÇÃO DO TREM BALA. LOC: A PROPOSTA PROVOCOU POLÊMICA NO PLENÁRIO DO SENADO. A Medida Provisória autoriza a União a oferecer garantia para que BNDES financie até vinte bilhões de reais para a construção do trem de alta velocidade, o chamado trem-bala, que vai ligar Campinas ao Rio de Janeiro, passando pela capital paulista. Prevê também a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta velocidade, vinculada ao Ministério dos Transportes para implantar o serviço. Depois da apresentação do relatório pela senadora do PT de São Paulo, Marta Suplicy, favorável à aprovação da matéria, vários parlamentares questionaram a urgência e relevância exigidas pela constituição para a aprovação de matéria por Medida Provisória. Para o Senador Aloísio Nunes, do PSDB de São Paulo, além de inconstitucional, o governo deveria priorizar outras áreas. Ele lembrou que o custo da obra de cerca de 35 bilhões de reais, é dez vezes maior do que foi investido nos aeroportos do País nos últimos dez anos e mais do que o dobro de todos os investimentos públicos e privados em ferrovias brasileiras, desde 1999. (Aloísio Nunes) ¿ O que é mais urgente? Fazer o trem bala para resolver o problema de viagem de passageiros de alto nível de renda entre Rio de Janeiro e São Paulo, ou entre a região metropolitana de campinas em são Paulo ou fazer metrôs e trem metropolitano? ...cortar....Até hoje, no metro e no trem metropolitano de São Paulo não ....houve um tostão do governo federal a fundo perdido. Do BNDES, apenas 850 milhões. (Patrícia) ¿ O senador pelo Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, da base de apoio ao governo, defendeu o projeto e citou um estudo do IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (Crivela) ¿ Há um estudo do IPEA que fala sobre os prejuízos que o Brasil tem todos os anos por acidentes nas nossas rodovias. Aonde é o epicentro dessa crise? É a Dutra, e qual é o prejuízo que nós temos, segundo o IPEA, a cada ano com desastres de automóveis? Vinte e quatro bilhões de reais. Vinte quatro bilhões é mais da metade do que nós estamos fazendo para criar um trem bala seguro, confortável e que vai lançar na atmosfera apenas oito quilos de co2, quase dez vezes menos do que os 80 quilos de co2 que um passageiro de avião durante uma hora lança na atmosfera. (Patrícia) ¿ Nesta terça feira, durante uma audiência pública no senado para discutir a construção do trem bala a maioria dos especialistas ouvidos pela comissão de infraestrutura se posicionaram contra o projeto.
13/04/2011, 09h31 - ATUALIZADO EM 13/04/2011, 09h31
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