Comissão debate preparativos das cidades-sedes
LOC: A SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DAS OLIMPÍADAS DE 2016 FEZ, NESTA QUARTA-FEIRA A PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE A PREPARAÇÃO DAS CIDADES-SEDE PARA A COPA DO MUNDO DE 2014.
LOC: FORAM OUVIDOS DOIS INTEGRANTES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE EXCECUÇÃO DE PROJETOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 EM MATO GROSSO, A AGECOPA.
A execução de obras para os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá só não está mais avançada por conta de entraves ambientais e da demora na liberação de recursos do Governo Federal. A afirmação foi feita pelo Diretor Presidente da Agência Estadual de Execução de Projetos da Copa do Mundo de Mato Grosso, a Agecopa, Yênes Magalhães, para os senadores da subcomissão permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016. Segundo ele, para cumprir o cronograma, é necessária a flexibilização de algumas normas. (0413YênesMagalhães ¿ 19¿) ¿Tem córrego que passa dentro de uma cidade como Cuiabá que 99% não é mais córrego, é esgoto. Mas como é uma Área de Preservação Permanente você tem de fazer um EIA/RIMA então você vai perder aí 100, 120 dias pra fazer isso. Na verdade se você vai fazer um trabalho, no caso, de retirada do esgoto, você já está prestando um serviço ambiental para Cuiabá, para o Pantanal.¿ (Rogério) O Presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Copa e das Olimpíadas, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, avalia que as informações obtidas na audiência foram úteis para a elaboração de um relatório sobre o andamento das obras que será produzido pelo colegiado. (0413BlairoMaggi_Copa ¿ 11¿) ¿Nós vamos, a partir do relatório, procurar cada uma das instituições envolvidas e conversar com elas, ver qual é a maneira legal que tem de transpassar algumas coisas que são difíceis de fazer.¿ (Rogério) Para o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, apenas as informações do presidente da Agecopa não são suficientes. (0413PedroTaques_Copa ¿ 13¿) ¿Nós precisamos ver documentos, precisamos analisar tecnicamente. Eu não seria um leviano de dizer que só com a fala dele já estou convencido. Nós precisamos nos preocupar que a Copa se realize de uma maneira que não nos envergonhe. Orgulhe o povo matogrossense e o povo brasileiro.¿ (Rogério) A próxima cidade sede a prestar informações deve ser Brasília e a subcomissão pretende fechar o relatório sobre o andamento das obras até o mês de junho.