CRE aprova duas moções contrárias à OEA — Rádio Senado

CRE aprova duas moções contrárias à OEA

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL CONSIDERA UMA INTROMISSÃO EM ASSUNTOS INTERNOS DO BRASIL O PEDIDO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS PARA SUSPENSÃO DAS OBRAS DA USINA DE BELO MONTE, NO PARÁ. 

LOC: DUAS MOÇÕES CONTRÁRIAS À OEA FORAM APROVADAS NESTA QUINTA-FEIRA, COMO INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

A primeira moção, apresentada pelo senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, é de solidariedade ao governo brasileiro. Em nota, o Itamaraty considerou precipitadas as solicitações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. A Organização pediu a suspensão do processo de licitação das obras de Belo Monte, até que sejam cumpridas algumas condições, como uma consulta às comunidades que serão afetadas pela hidrelétrica, e que o Brasil adote medidas para proteger os índios que vivem isolados na Bacia do Xingu. Em resposta, o governo brasileiro destacou que a autorização para a obra foi concedida pelo Congresso Nacional. E que foram feitos estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e de natureza antropológica em relação às comunidades indígenas. A segunda moção, aprovada na CRE, também apresentada por Fernando Collor, é um voto de censura à declaração da OEA. (COLLOR) o brasil não deve aceitar a interferência externa principalmente nos temas que temos tomado a dianteira, medidas como a da comissão de direitos humanos da oea prejudicam a imagem brasileira no exterior e são na verdade levianas, pois não levam em conta o imenso percurso tanto social quanto ambiental que percorrermos (REP) O projeto prevê a construção da hidrelétrica no Rio Xingu, perto de Altamira. Quinhentos quilômetros quadrados de floresta serão cobertos de água para formar o reservatório da usina. O Ibama concedeu licença para a instalação dos canteiros de obras, mas ainda analisa a construção da usina. Da rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA AS INDICAÇÕES DE DOIS EMBAIXADORES. 

LOC: RAYMUNDO SANTOS ROCHA MAGNO DEVERÁ REPRESENTAR O BRASIL NA ROMÊNIA E ELIANA DA COSTA E SILVA PUGLIA, TEVE O NOME APROVADO PARA ASSUMIR A EMBAIXADA BRASILEIRA EM GUINÉ EQUATORIAL. LOC: AS DUAS INDICAÇÕES SEGUEM PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. 

LOC: TAMBÉM FORAM LIDOS OS RELATÓRIOS SOBRE AS INDICAÇÕES DE CINCO EMBAIXADORES, INDICADOS PARA AS MISSÕES DIPLOMÁTICAS EM MÕNACO, ZAMBIA, ESTÔNIA, MALDIVAS E BUTÃO. AS SABATINAS SERÃO AINDA MARCADAS.
07/04/2011, 01h40 - ATUALIZADO EM 07/04/2011, 01h40
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00