Comitiva de senadores visita instalações de Angra I e II nesta quarta-feira — Rádio Senado

Comitiva de senadores visita instalações de Angra I e II nesta quarta-feira

LOC: ?O RIO DE JANEIRO ESTÁ PREPARADO PARA UM EVENTUAL ACIDENTE NUCLEAR EM ANGRA DOS REIS? A DÚVIDA, AGRAVADA APÓS O QUE ACONTECEU NO JAPÃO, LEVARÁ UMA COMISSÃO PROVISÓRIA EXTERNA DE SENADORES ÀS INSTALAÇÕES DAS USINAS DE ANGRA I E II, NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: O ACIDENTE EM FUKUSHIMA GEROU PREOCUPAÇÕES QUANTO ÀS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NAS USINAS SITUADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O OBJETIVO É VERIFICAR DE PERTO OS RISCOS DE UMA RETIRADA DA POPULAÇÃO DO ENTORNO, NO CASO DE ACIDENTE NUCLEAR. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

O senador Lindbergh Farias do PT do Rio de Janeiro, que vai integrar a comissão externa, explicou que após audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, com a presença do presidente da Eletronuclear, Otto Luiz Pinheiro da Silva, a preocupação dos senadores aumentou: (LINDBERG) E fiquei mais preocupado por que? Confesso que a minha maior preocupação é quanto a um plano de emergência. É claro que a possibilidade de um acidente é pequena. Peçamos a Deus que nunca aconteça, mas sabemos que, se acontecer, o dano é altíssimo (REP) O presidente da Eletronuclear, Otto Luiz Pinheiro da Silva, disse aos senadores que durante as enchentes e desmoronamentos na região de Angra dos Reis em 2009, a usina não foi desligada ¿ o que gerou questionamentos dos parlamentares. Lindberg ressaltou que poucos dias após o acidente no complexo nuclear de Fukushima, o governo japonês conseguiu evacuar mais de 140 mil pessoas em um raio de 30 quilômetros de distância da usina. Lembrando a tragédia na região Serrana do Rio de Janeiro, no início deste ano, ele criticou a precariedade do Sistema Nacional de Defesa Civil e a falta de um cadastro nacional de defesa civil. (LINDBERG 2) não temos uma força nacional de defesa civil, não temos um cadastro nacional que fale das áreas de risco, e é isso, todo ano vem chuvas e saímos correndo com políticas emergenciais mas não há política estruturante do país sobre o assunto. (REP) Além de Lindbergh Farias, a Comissão Temporária do Senado que vai visitar as Usinas Angra I e II é composta por sete senadores. 
29/03/2011, 12h36 - ATUALIZADO EM 29/03/2011, 12h36
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00