Senadores analisam nova tabela do IR e aumento de IOF — Rádio Senado

Senadores analisam nova tabela do IR e aumento de IOF

LOC: O GOVERNO ANUNCIOU A TABELA DE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA OS PRÓXIMOS 4 ANOS. PARA 2011, OS TRABALHADORES QUE RECEBEREM ATÉ 1.566 REAIS E 61 CENTAVOS NÃO PRECISAM PAGAR IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: APESAR DA ISENÇÃO, O GOVERNO ANUNCIOU O AUMENTO DE IMPOSTOS PARA REFRIGERANTES E CERVEJAS E PARA AS COMPRAS FEITAS COM CARTÃO DE CRÉDITO NO EXTERIOR. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: As pessoas que recebem até 1.566 reais e 61 centavos mensais ficarão isentas de pagar imposto de renda no ano que vem. A emepê que mudou a tabela do imposto também define a faixa de isenção para os anos de 2012, 2013 e 2014. Mas, no mesmo Diário Oficial da União em que veio a correção da tabela do IR, foram anunciados decretos com aumento de dois tributos. O primeiro eleva a taxa do IOF, imposto de operações financeiras, para compras com cartão de crédito feitas no exterior, de 2,38 por cento para 6,38 por cento. O outro aumenta os impostos para bebidas como refrigerantes e cervejas. O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, acredita que a correção da tabela do imposto em 4 e meio por cento não corrige a inflação e ainda penaliza muitos trabalhadores. (José Agripino) Só se dá esse reajuste de 4,5 por cento a custa do reajuste do IOF, que foi pra quase sete por cento nas compras no exterior e outras taxações e impostos como que o governo está dando com uma mão, pela concessão desse reajuste modestíssimo e tomando com outra mão, com o aumento da alíquota de impostos como é o caso do IOF. (Ana) O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, líder do governo, acredita que o aumento do IOF para o uso de cartões no exterior vai ajudar a conter o consumo e não prejudica a população mais pobre. Já a medida provisória com a tabela do imposto de renda para os próximos quatro anos é, na opinião dele, um compromisso do governo e terá apoio da maioria do Congresso. (Romero Jucá) Da mesma forma que se fez uma política de médio prazo pro salário mínimo, está fazendo também pra correção da tabela do IR com o centro da meta de inflação de 4.5 por cento. O governo tenta fixar o centro da meta como referencia pra essas correções e por isso eu acho que a maioria do congresso vai aprovar essa MP. (Ana) O aumento de impostos para as chamadas bebidas frias, que inclui cervejas, refrigerantes, água mineral e certos tipos de bebidas energéticas, será determinado de forma variável e depende do tipo de embalagem em que são comercializadas. A diferenciação é feita entre embalagens de vidro retornáveis ou descartáveis, alumínio, caixas de papel e garrafas de plástico do tipo PET.
28/03/2011, 02h07 - ATUALIZADO EM 28/03/2011, 02h07
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00