Paulo Bernardo pede apoio da CCT para universalizar acesso à internet — Rádio Senado

Paulo Bernardo pede apoio da CCT para universalizar acesso à internet

LOC: BANDA LARGA, INCLUSÃO DIGITAL E CORREIOS. ESTES FORAM OS TEMAS QUE DOMINARAM A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COM O MINISTRO PAULO BERNARDO. 

LOC: O MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES PEDIU O APOIO DO CONGRESSO NA APROVAÇÃO DE PROJETOS DE INTERESSE DA PASTA. REPORTAGEM, ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Segundo informações do IPEA, 55 por cento dos brasileiros nunca usaram a internet. Ao mesmo tempo, o Brasil alcançou a posição de quarto maior consumidor de microcomputadores no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Japão e China. Os números foram apresentados pelo ministro das comunicações, Paulo Bernardo, na audiência pública com a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Para corrigir distorções regionais e garantir que as comunidades mais pobres e isoladas tenham acesso a tecnologias de comunicação, o ministério quer expandir a inclusão digital e universalizar o acesso à comunicação nos próximos dois anos. O presidente da comissão, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, lembrou que o apoio do Congresso é essencial para que a inclusão digital se transforme em realidade. (Eduardo Braga) Se nós na comissão de C&T do senado, se nós deputados soubermos dar prioridade, daremos ao ministro instrumentos fundamentais pra que ele possa implantar a universalização do acesso, senão ficaremos fazendo discursos. (Ana) Para Paulo Bernardo, o clima cordial da audiência pública foi um sinal do apoio do Senado às ações do ministério. (Paulo Bernardo) ¿Quero agradecer esse clima muito cordato de debate e também o oferecimento da comissão pras políticas do ministério, sabemos que essa comissão tem uma força extraordinária e com certeza vamos buscar nos apoiar nessa comissão pra trabalhar nossas questões e buscar executar a missão que temos no ministério¿. (Ana) Durante a audiência pública, os senadores debateram com o ministro a situação da expansão da banda larga, as tecnologias digitais de comunicação e a modernização dos Correios. Paulo Bernardo pediu o apoio dos senadores na aprovação de duas propostas. A primeira é o projeto de lei que permite a utilização dos recursos dos fundos setoriais de telecomunicações. O projeto está em análise da Câmara dos Deputados e deve ser enviado em breve para análise do Senado. A mudança vai garantir recursos que serão utilizados nos programas de inclusão digital e expansão da banda larga. Os Correios também serão tema da segunda proposição, que ainda não chegou ao Congresso. A intenção é modernizar o estatuto da ECT para permitir que a empresa acompanhe os avanços tecnológicos e tenha a infraestrutura ampliada.
16/03/2011, 02h07 - ATUALIZADO EM 16/03/2011, 02h07
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00