Fábricas que se instalarem na Amazônia podem ficar livres do pagamento de IPI — Rádio Senado

Fábricas que se instalarem na Amazônia podem ficar livres do pagamento de IPI

LOC: AS FÁBRICAS QUE SE INSTALAREM NA AMAZÔNIA PODEM FICAR LIVRES DO PAGAMENTO DO IPI, O IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS.
 
LOC: É O QUE DIZ O PROJETO DO SENADOR ACIR GURGACZ, QUE VAI SER ANALISADO PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO.
 
O líder pedetista no Senado, Acir Gurgacz, do estado de Rondônia acredita que o projeto vai corrigir uma distorção. Hoje, uma indústria instalada na Amazônia Ocidental, que abrange os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e que produz itens com matérias-primas da região não conta com a isenção do IPI. Mas uma fábrica que utiliza essa mesma matéria-prima fica livre do IPI se for localizada fora da Amazônia Ocidental. O senador Acir Gurgacz disse que a intenção do projeto e dar um tratamento igual às indústrias da Amazônia: (GURGACZ) Os produtos que são produzidos fora da Região Amazônica e vêm para a Região Amazônica, esse produto é isento de IPI. Nós estamos priorizando as indústrias que estão instaladas fora da Amazônia contra as indústrias que poderiam estar se instalando aqui na Região Amazônica. (REPÓRTER) O senador Acir Gurgacz não acredita que a isenção do IPI possa aumentar a área desmatada da Amazônia. Pelo contrário. Segundo ele, o incentivo para a instalação de indústrias na região pode ajudar na preservação da floresta, como já aconteceu em Manaus. (GURGACZ) O Estado do Amazonas é o estado que tem o menor índice de desmatamento, exatamente porque tem a indústria na cidade de Manaus. Com o avanço da indústria na Região Amazônica, nas cidades, nós estaríamos tirando o foco do desmatamento, trazendo as pessoas para trabalharem nas indústrias nas cidades. (REP) O projeto do senador Acir Gurgacz está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, onde aguarda pela designação de um relator. Se for aprovada, a proposta seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos.
09/03/2011, 02h55 - ATUALIZADO EM 09/03/2011, 02h55
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00