Senado pode elaborar proposta de combate ao consumo de drogas — Rádio Senado

Senado pode elaborar proposta de combate ao consumo de drogas

LOC: O SENADO PODERÁ TER UMA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ELABORAR UMA PROPOSTA QUE CRIA UM SISTEMA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO CONSUMO DE ENTORPECENTES E ALCOOL. 

LOC: O REQUERIMENTO FOI APRESENTADO PELO SENADOR WELLINGTON DIAS. ELE TAMBÉM SUGERE A FORMAÇÃO DE UMA NOVA FRENTE PARLAMENTAR NO CONGRESSO PARA AJUDAR NO COMBATE ÀS DROGAS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Segundo Wellington Dias, em todo o País, 10 milhões de pessoas apresentam algum nível de dependência de álcool, crack, maconha, cocaína, medicamentos ou outras drogas. Para o senador do PT do Piauí, a criação de uma frente parlamentar no Congresso Nacional e de uma comissão temporária ligada à Comissão de Assuntos Sociais do Senado ajudaria na busca de soluções para diminuir esse problema. A idéia é que no prazo de 180 dias, a comissão apresente propostas para a criação do Sistema Nacional de Prevenção ao Consumo de Entorpecentes. Sob o comando da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, o sistema funcionaria em escritórios nas capitais estaduais e cidades grandes, promovendo ações de prevenção às drogas e tratamento de dependentes nas áreas de saúde, educação e de capacitação para o trabalho, além de apoio às famílias. Wellington Dias alerta que o Brasil precisa investir na ampliação de centros de tratamentos de dependentes químicos. (WELLINGTON DIAS) Espero que esta Casa possa se debruçar sobre esse tema, que possamos tratá-lo com prioridade, porque, seguramente, milhões de brasileiros estão aflitos; uns porque têm, na sua proximidade, um dependente do álcool, um alcoólatra, como é chamado, um dependente do crack, um dependente do oxi ¿ essa droga que mata em pouco tempo, da maconha, da cocaína, de medicamentos, enfim; e outros que também são vítimas, porque essas pessoas, pela dependência, assaltam, roubam, matam, causam acidentes em trânsito. Enfim, eu acho que é um problema da maior gravidade. (REP) Segundo Wellington Dias, no Brasil existem cerca de 1 milhão e 600 mil dependentes de crack e cerca de 6 mil dependentes de álcool. O requerimento para criação da Comissão temporária foi encaminhado à Secretaria Geral da Mesa e aguarda votação no plenário. Se aprovada, a comissão interna do Senado será composta por cinco titulares e cinco suplentes.
22/02/2011, 01h06 - ATUALIZADO EM 22/02/2011, 01h06
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00