Ministro quer sistema para acompanhar emendas parlamentares — Rádio Senado

Ministro quer sistema para acompanhar emendas parlamentares

LOC: O MINISTRO DA SAÚDE PEDIU NO SENADO APOIO À PROJETO QUE CRIA UM NOVO SISTEMA PARA O ACOMPANHAMENTO DE EMENDAS PARLAMENTARES QUE DESTINAM RECURSOS À SAÚDE. 

LOC: ALEXANDRE PADILHA ESTEVE COM O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, NESTA TERÇA-FEIRA. ELE EXPLICOU QUE O CONGRESSO NACIONAL PODE CONTRIBUIR COM O OBJETIVO DO GOVERNO DE DAR MAIS TRANSPARÊNCIA À APLICAÇÃO DOS RECURSOS. 

De acordo com o ministro da Saúde, o chamado módulo parlamentar vai ser uma ferramenta capaz de otimizar a distribuição dos recursos da saúde. Os parlamentares que sugerirem emendas ao Orçamento para essa área vão poder acompanhar a destinação do dinheiro e o andamento dos projetos por meio do site do ministério. Pelo projeto, a população também poderá acompanhar a aplicação dos recursos, como explicou o ministro Alexandre Padilha. (PADILHA) Esse é mais um esforço para buscar mais eficiência e também mais transparência à população para que ela possa acompanhar cada vez melhor a execução desses recursos. A idéia de antecipar é exatamente para antecipar análise técnica dos projetos para que eles tenham mais qualidade também. (PAULA) O ministro esclareceu, ainda, que essa ferramenta é uma das mudanças propostas pela pasta para aperfeiçoar o uso dos recursos da saúde e, segundo ele, o Congresso é um grande aliado nesse processo. O ministro afirmou que várias propostas que tramitam nas duas casas legislativas podem ajudar a melhorar a gestão dos recursos para a saúde. (PADILHA) Existem alguns projetos no Congresso que podem melhorar a gestão e melhorar a oferta da saúde. Até para que se mais recursos vierem esses recursos devem ser bem aplicados. E direcionados para os principais gargalos e focos da saúde hoje. A lei de responsabilidade sanitária nos ajuda nisso criando metas, projetos que fixa o número de profissionais da saúde onde não tem, nos ajuda nisso, esse projeto que normatiza a incorporação de novos medicamentos no SUS, que foi recentemente aprovado nos ajuda nisso. (rep) Quanto à necessidade de recriação de um novo imposto que beneficie a área da saúde, o ministro Alexandre Padilha afirmou que o governo ainda não está pensando nisso. Por enquanto, segundo ele, o foco está na melhoria da gestão e no crescimento econômico do país, que pode garantir mais verba para a saúde. Já o presidente do Senado, José Sarney, afirmou ser favorável à criação de um mecanismo que destine mais recursos para a saúde. (Sarney) Eu acho que nós tiramos uma quantia muito grande da saúde. E acredito que é possível a gente encontrar um mecanismo de repor esses recursos. Como será a maneira de colocá-los ainda não tem nenhuma definição. (PAULA) O ministro da Saúde também se reuniu nesta terça-feira com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, para tratar do mesmo assunto.
22/02/2011, 07h37 - ATUALIZADO EM 22/02/2011, 07h37
Duração de áudio: 02:29
Ao vivo
00:0000:00