PT indica Delcídio para presidir CAE e PSDB fica com Infraestrutura — Rádio Senado

PT indica Delcídio para presidir CAE e PSDB fica com Infraestrutura

LOC: O SENADOR DELCÍDIO AMARAL, DO PT DE MATO GROSSO DO SUL, FOI INDICADO PELO PARTIDO PARA PRESIDIR A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS.

LOC: JÁ O IMPASSE EM TORNO DA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA FOI RESOLVIDO E CABERÁ AO PSDB FAZER A INDICAÇÃO. 

TÉC: Uma das últimas arestas para o acordo sobre as presidências de comissões envolvia a de infraestrutura. PT e PSDB queriam o colegiado, mas o princípio da proporcionalidade partidária acabou prevalecendo sobre o do tamanho dos blocos e a CI ficará com os tucanos. Nos últimos dois anos, a presidência foi ocupada pelo senador Fernando Collor, do PTB de alagoas. A comissão promoveu uma série de audiências públicas para discutir os gargalos da infraestrutura no país e apresentou, inclusive, alguns projetos de lei baseados nas sugestões feitas por especialistas. A comissão de infraestrutura poderá ganhar ainda mais visibilidade nos próximos anos por causa das obras do PAC, da copa do mundo e das olimpíadas. Também estão na pauta da CI projetos que criam regras para a ocupação de encostas ou áreas de risco. Já a comissão de assuntos econômicos deverá ter o senador Delcídio Amaral, do PT de mato grosso do sul, como presidente. Além das indicações de diretores para o banco central e empréstimos externos, Delcídio acredita que o pré-sal será um dos destaques em 2011. (DELCÍDIO): O Brasil inteiro vai acompanhar isso muito de perto. É um projeto importantíssimo, o pré-sal é uma riqueza do país, não apenas dos estados que exploram o petróleo e o gás natural na bacia continental brasileira. (REP): Delcídio foi engenheiro-chefe da construção da usina de tucuruí, no Pará, trabalhou como diretor da Shell, na Holanda, diretor da eletrosul, presidente do conselho da vale do rio doce, ministro de minas e energia e diretor da Petrobras. Antes de ser eleito senador pela primeira vez, em 2002, foi secretário estadual de infraestrutura e habitação. Como senador, presidiu a CPMI dos correios, que trouxe à tona o caso do mensalão, relatou o orçamento de 2009 e era o vice-presidente da CAE até o ano passado. Delcídio foi reeleito senador em outubro.
17/02/2011, 00h13 - ATUALIZADO EM 17/02/2011, 00h13
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00