Acre pode voltar com antigo fuso horário neste domingo — Rádio Senado

Acre pode voltar com antigo fuso horário neste domingo

LOC: O ACRE PODERÁ VOLTAR AO FUSO HORÁRIO ANTIGO, COM DUAS HORAS A MENOS EM RELAÇÃO A BRASÍLIA, NO DOMINGO QUE VEM.

LOC: MAS PARA ISSO, O SENADO PRECISA PUBLICAR UM ATO DECLARATÓRIO RATIFICANDO O REFERENDO FEITO NO ESTADO NO ANO PASSADO.

LOC: CONSULTA SOBRE O OFÍCIO DO TSE COMUNICANDO O RESULTADO DA VOTAÇÃO DEVE SER ANALISADA NESTA QUARTA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.

TÉC: A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai analisar que providências devem ser adotadas quanto ao referendo de 31 de outubro passado realizado no Acre, sobre a mudança do fuso horário. O Tribunal Superior Eleitoral já enviou ao Senado ofício comunicando o resultado do referendo: quase 57 por cento dos eleitores acreanos preferiram a volta ao fuso horário antigo. Eles votaram ¿não¿ à mudança que ocorreu em 2008, que diminuiu a diferença de duas para uma hora em relação a Brasília, e de três para duas horas durante o horário de verão ¿ que ocorre entre os meses de outubro e fevereiro. A consulta está agora nas mãos do senador acreano, Sérgio Petecão, do PMN, que vai relatá-la na CCJ. Ele garantiu em entrevista à Rádio Senado que vai fazer o possível para que a mudança coincida com o fim do horário de verão, marcado para 20 de fevereiro. (PETECÃO) A minha decisão é bem clara, vou relatar esse projeto no sentido de atender os anseios da população acreana, que é para que possamos apenas homologar essa decisão que já foi tomada através do referendo... vamos estar tomando as providencias para dentro da maior celeridade possível...votar e gostaríamos que se deus quiser no dia 20 quando vamos terminar com o horário de verão pudéssemos já voltar, como chamamos lá no acre, ao horário de deus, o nosso horário antigo, para que o povo acreano possa voltar a viver dentro da normalidade. (REP) Para que a mudança entre em vigor, será necessária a publicação de um ato declaratório do Congresso Nacional. A lei de 2008 que mudou o fuso horário do Acre também alterou a hora legal da parte ocidental do Pará e do extremo oeste do Amazonas. Mas a volta ao horário antigo, que estava em vigor desde 1913, caberá apenas ao Acre, por causa do referendo.
15/02/2011, 00h23 - ATUALIZADO EM 15/02/2011, 00h23
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00