Parlamento se reunirá quando forem definidos os parlamentares brasileiros — Rádio Senado

Parlamento se reunirá quando forem definidos os parlamentares brasileiros

LOC: O PARLAMENTO DO MERCOSUL NÃO PODERÁ SE REUNIR ENQUANTO NÃO FOREM DEFINIDOS OS NOMES DOS PARLAMENTARES BRASILEIROS QUE VÃO INTEGRAR A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLASUL.
 
LOC: E ATÉ AGORA, NÃO HÁ QUALQUER DEFINIÇÃO SOBRE OS NOMES QUE VÃO QUE REPRESENTAR O BRASIL EM MONTEVIDÉU, E NEM DE COMO SERÃO ESCOLHIDOS.

LOC: UMA NOVA RESOLUÇÃO SOBRE O ASSUNTO ESTÁ SENDO ELABORADA POR ALGUNS PARLAMENTARES QUE INTEGRARAM O PARLASUL, COMO A SENADORA MARISA SERRANO E O DEPUTADO DOUTOR ROSINHA.

A senadora Marisa Serrano se reuniu com o presidente do Senado, José Sarney, acompanhada do deputado Dr. Rosinha, ex-presidente da Representação Brasileira no Parlasul, e do líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, e discutiu uma resolução para definir a escolha dos novos representantes do Brasil no Parlasul. Essa escolha depende de aprovação de uma resolução em sessão do Congresso Nacional, ainda não marcada. Até que isso ocorra, as reuniões do Parlasul, sediado em Montevidéu, ficam suspensas, como explica a senadora do PSDB de Mato Grosso do Sul. (Marisa) O Parlamento do Mercosul não pode se reunir enquanto não decidirmos essa questão haja vista que há uma cláusula que diz que sem um país presente, o parlamento não se reúne. (rep) Até a realização de eleições diretas no Brasil, na Argentina e no Uruguai para o Parlasul, os indicados para representar esses países deverão ser parlamentares com mandato, segundo Marisa Serrano. (Marisa Serrano) A norma do Parlasul é muito clara: só se aceita parlamentares no exercício do mandato... Isso está definido até 2010, como nós não fizemos eleição direta ainda, deve continuar esta mesma regra. (REP) A senadora esclareceu que hoje o Brasil está sem representação no Parlasul porque o mandato dos parlamentares expirou em 31 de dezembro de 2010 e não foi renovado. (Marisa serrano) A idéia é aumentar o número para 37 parlamentares já que a argentina vai com 26, haverá um equilíbrio de forças, porque senão ficaríamos com 18, igual Paraguai e Uruguai, e isso não é possível, um país com as dimensões continentais como o Brasil. (REP) Quanto à composição, a proposta em discussão é de 10 senadores e 27 deputados, com a escolha seguindo a proporcionalidade partidária. Marisa Serrano diz que é isso que propõe a nova resolução que ela espera ver aprovada até o mês que vem. A expectativa é que as eleições diretas para os representantes do Brasil no Parlasul ocorram em 2012. (SERRANO) A proposta de toda a representação brasileira é justamente que em 2012, junto com as eleições municipais, o eleitor brasileiro possa já escolher os parlamentares para o parlamento do Mercosul...estamos na espera de que o presidente Sarney...possa tomar uma decisão que acreditamos seja a melhor possível, isto é, a votação e aprovação de uma nova resolução pelo congresso até o mês de março. (REP) Após as eleições diretas, a representação brasileira será composta por 75 parlamentares, a da Argentina terá 43, e Paraguai e Uruguai manterão os atuais 18 parlamentares por país. Até agora, somente os paraguaios tiveram eleição direta para o Parlasul.
10/02/2011, 01h15 - ATUALIZADO EM 10/02/2011, 01h15
Duração de áudio: 02:43
Ao vivo
00:0000:00