RN: Garibaldi diz continuar na luta por conterrâneos e Agripino promete atuar na fiscalização — Rádio Senado

RN: Garibaldi diz continuar na luta por conterrâneos e Agripino promete atuar na fiscalização

DOIS SENADORES DO RIO GRANDE DO NORTE FORAM REELEITOS EM OUTUBRO. GARIBALDI ALVES FILHO E JOSÉ AGRIPINO MAIA CONQUISTARAM A MAIORIA DOS VOTOS E TERÃO MANDATO PARLAMENTAR ATÉ 2019.

JÁ A SENADORA ROSALBA CIARLINI, QUE TERIA MANDATO ATÉ 2015, FOI ELEITA GOVERNADORA E QUEM ASSUME A VAGA É GARIBALDI ALVES.

Com 1 milhão e 42 mil votos, Garibaldi Alves Filho, do PMDB, foi reeleito como o senador mais votado pelo Rio Grande do Norte. Garibaldi Filho foi deputado estadual por quatro vezes, prefeito de Natal e governador por dois mandatos. Em 2003 foi eleito senador. Na atividade parlamentar foi relator da CPI sobre o endividamento agrícola e da CPI dos Bingos, além de presidir a comissão que investigou irregularidades na aplicação de recursos do FGTS. Com a renúncia do senador Renan Calheiros da presidência da Casa, Garibaldi Filho assumiu o comando do Senado por um ano. Ao ser eleito este ano, ele se comprometeu a continuar na luta por seus conterrâneos. (GARIBALDI) Eu quero me colocar, neste instante, à disposição de todos os meus conterrâneos, disposto a travar novas lutas, disposto a fazer com que aquelas lutas que já foram travadas e que não tiveram o necessário êxito possam agora ser continuadas. (PAULA) O segundo senador mais votado foi José Agripino Maia, do Democratas, com 958 mil 891 votos. Este é o quarto mandato de Agripino Maia, que além de senador já foi prefeito e governador do Rio Grande do Norte por duas vezes, sendo o primeiro governador do estado eleito de forma direta após o regime militar. No Senado, atuou como líder do Democratas e junto com o PSDB, formou a oposição durante os últimos 8 anos. (AGIPINO) Eu quero dizer neste momento, passada a eleição, que tenho a compreensão de que, liderando circunstancialmente o Democratas, vou exercer o papel, enquanto me couber a tarefa, de liderar um partido de oposição. Na democracia, quem é eleito governa; quem perde a eleição tem a obrigação de exercer a oposição. Quem ganha governa, cumpre compromissos; a quem não ganha é reservado o importantíssimo papel de exercer a oposição, no sentido de fiscalizar os atos do governo, e é isso que o meu partido precisa fazer. (Paula) O senador Garibaldi Alves completa a bancada do Rio Grande do Norte. Pai do senador Garibaldi Alves Filho, Garibaldi Alves era o primeiro suplente de Rosalba Ciarlini, que renunciou ao mandato de senadora para assumir o governo potiguar no dia primeiro de janeiro. Garibaldi Alves tomou posse em janeiro e fica no Senado até 2015.

IMEDIATAMENTE APÓS A POSSE NO SENADO, A BANCADA POTIGUAR VAI SOFRER ALTERAÇÕES. É QUE GARIBALDI ALVES FILHO VAI SE LICENCIAR DO CARGO DE SENADOR PARA VOLTAR AO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA, POSTO QUE OCUPA DESDE PRIMEIRO DE JANEIRO A CONVITE DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. A VAGA SERÁ OCUPADA PELO SUPLENTE PAULO DAVIM, DO PARTIDO VERDE.
01/02/2011, 07h46 - ATUALIZADO EM 01/02/2011, 07h46
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00