Brasília, Salvador, Rio e quatro municípios iniciam troca do RG pelo RIC — Rádio Senado

Brasília, Salvador, Rio e quatro municípios iniciam troca do RG pelo RIC

LOC: OS MORADORES DE BRASÍLIA, SALVADOR, RIO DE JANEIRO, E DE OUTROS QUATRO MUNICÍPIOS JÁ COMEÇARAM A TROCAR O RG PELO REGISTRO DE IDENTIDADE ÚNICO.
 
LOC: O AUTOR DA LEI, SENADOR PEDRO SIMON, ACREDITA QUE EM POUCO TEMPO O CHAMADO "RIC" VAI FAZER COM QUE O CIDADÃO TENHA UM NÚMERO ÚNICO DESDE O NASCIMENTO.

Já começaram a ser emitidas as novas carteiras de identidade. Mas apenas os moradores de Brasília; Rio de Janeiro; Salvador; Hidrolândia, em Goiás; Ilha de Itamaracá, em Pernambuco; Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte; e Rio Sono, em Tocantins; terão à disposição o chamado RIC - Registro de Identidade Civil. O novo RG possui um chip, como os de cartões de crédito, para o armazenamento de dados como o nome, data e local de nascimento, impressão digital e até as características do biotipo, como a cor dos olhos e da pele. O RIC também vai gravar o número de outros documentos: CPF e título de eleitor, por exemplo. O autor da lei, senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, considera a nova identidade um avanço. Mas ressaltou que o projeto apresentado por ele prevê um número único para cada brasileiro utilizar desde o momento em que sai da maternidade. (Simon) A lei se funcionasse, eu, por exemplo, Pedro Simon, teria um número que começaria pelas letras RS de do Rio Grande do Sul, CS, de Caxias do Sul, e um número. Esse número da minha certidão de nascimento seria da minha carteira escolar, CPF, das minhas contas bancárias, do alistamento, do meu passaporte, casamento e do meu divórcio. Esse número me acompanharia o resto da vida. Esse é o objetivo da lei. O governo está iniciando a implantação com um documento que visa facilitar. Não é ainda a lei, mas considero o caminho altamente positivo e estamos no rumo certo. (Repórter) O diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, Marcos Araújo, destacou que o RIC é à prova de falsificação. Mas ponderou que todos os brasileiros terão de decorar o novo número. (Marcos): É uma nova numeração. É um número de âmbito nacional. Essa numeração atual era estadual,Agora é nacional. Você começa do número 1 e vamos chegar até 200 milhões ao longo dos anos. (REP) Por enquanto, apenas as pessoas que receberam uma carta dos institutos de identificação deverão fazer o RIC. Aquelas que perderam o RG também terão direito ao novo documento. Mas o atual ainda vai valer por 10 anos, prazo que o governo federal prevê concluir o processo de troca da identidade.
17/01/2011, 04h58 - ATUALIZADO EM 17/01/2011, 04h58
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00