Ministério da Educação divulga resultados do exame
LOC: O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGOU, NESTA QUINTA-FEIRA, OS RESULTADOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, O ENEM 2010.
LOC: A NOTA PODERÁ SER UTILIZADA PARA A INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA, O SISU, ALTERNATIVA AO VESTIBULAR TRADICIONAL E QUE OFERECE MAIS DE 60 MIL VAGAS EM UNIVERSIDADES E ESCOLAS TÉCNICAS PÚBLICAS.
LOC: OS SENADORES LEMBRARAM OS PROBLEMAS OCORRIDOS NAS EDIÇÕES RECENTES DA PROVA, MAS AVALIAM QUE SE TRATA DE UMA CONQUISTA QUE DEVE SER MANTIDA.
Os estudantes brasileiros que fizeram a prova do Enem 2010 podem consultar as suas notas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informando CPF e senha. A partir deste domingo, dia 16, até terça-feira, dia 18, os alunos podem usar a nota no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, e concorrer a 83 mil e 125 vagas de cursos em 83 instituições públicas de ensino superior. Em novembro passado o Senado Federal promoveu uma audiência pública para discutir os problemas que tem ocorrido todos os anos na aplicação das provas. O senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, louvou a decisão do governo de manter o exame apesar das críticas. (Zambiasi) Houve uma grande preocupação, exatamente com a confusão que se criou, pela denúncia do vazamento do ano passado. Quer dizer, a impressão inicial é: Pô, problema de novo. Vazamento, vai anular! Mas o governo e o ministro Haddad e o presidente Lula corajosamente disseram: não serão anuladas as provas. Se tiver que fazer uma prova pontual vai ser feita. (Rogério) Em 2010 o problema ocorrido foi na impressão da folha de respostas de algumas provas e os alunos prejudicados puderam fazer nova avaliação. A senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul, considerou a falha grave, mas julgou que o problema não pode comprometer o sistema de avaliação do ensino médio brasileiro. (Serrano) Não podemos deixar que o Enem se perca porque não tomamos as providências que devíamos ter tomado no momento certo. Não podemos, principalmente os estudantes que foram vítimas de problema de gestão, de logística, eles não podem comprometer a avaliação que a gente quer para a educação brasileira e o êxito dessa avaliação que o Enem tem dado ao povo brasileiro. (Rogério) O ministro da Educação, Fernando Haddad, que foi reconduzido ao cargo, defendeu o uso da nota do Enem para o sistema unificado de seleção. E disse que o fim do vestibular tradicional nas universidades públicas será um ganho para a população. (Haddad) Não há alternativa a não ser insistir, com todos os problemas que nós temos que enfrentar, do ponto de vista logístico, do ponto de vista de calibração da prova. O Brasil é o único país que ainda convive com o vestibular tradicional. Pelo menos da dimensão do Brasil, eu não conheço nenhum outro país que tenha um sistema tão irracional de seleção dos estudantes que ingressam na educação superior. (Rogério) O endereço principal do Inep na internet é www.inep.gov.br e para a consulta das notas é necessário clicar na guia Enem 2010 resultado individual. A inscrição no Sisu começa as seis da manhã e vai até as 23 horas e 59 minutos de cada dia, entre os dias 16 e 18.