Comissão garante recursos para a educação infantil — Rádio Senado

Comissão garante recursos para a educação infantil

LOC: Garantir recursos para a educação infantil, melhorar a formação dos professores e reforçar a importância da leitura na formação dos cidadãos. 

Loc: A comissão de educação, cultura e esporte do senado avaliou mais de 200 matérias em 2010. Reportagem Ana Beatriz Santos.

Tec. (1227C02- T:2¿33¿¿ Ana/P. Saboya/ F. Cleide/C. Buarque-Pedro) A comissão de educação promoveu 50 reuniões e votou 239 itens ao longo de 2010.   A presidente Fátima Cleide, senadora do PT de Rondônia, destacou o empenho dos senadores, uma vez que o calendário legislativo foi marcado pela campanha eleitoral no segundo semestre. Durante o ano a comissão aprovou projetos como o programa nacional de educação infantil, o pronei, que vai garantir recursos para ampliar o atendimento de creches e pré-escolas principalmente para as comunidades de baixa renda. A autora da proposta, senadora Patrícia Sabóia, do PDT do Ceará, explicou que a iniciativa vai beneficiar tanto as crianças como as mães. (1130C02 T: 2¿10¿¿ -Patrícia Saboya) São milhares e milhões de crianças que não tem uma creche. Isso prejudica tanto o crescimento das crianças como muita vezes impede que a mulher parta para  ao mercado de trabalho, porque não tem com quem deixar O seu filho.(Ana) A comissão também aprovou projetos sobre a formação dos professores. Um deles é o que permite que os docentes que tem o curso normal de nível médio continuem a lecionar. Mas relatora do projeto e presidente da comissão Fátima Cleide, lembrou que o professor só vai avançar na carreira do magistério se cursar o ensino superior.  (0706C01-Fátima Cleide)  ¿o elemento que nós encontramos pra solucionar o problema é a questão da carreira. Ele fica estancado na carreira e nos entendemos que ninguém quer ficar estancado na carreira, portanto as pessoas vão buscar fazer o curso superior, tanto pra melhorar sua formação quanto pra melhorar a qualidade da formação oferecida¿.(Ana) outro destaque entre os projetos aprovados em 2010 é o que obriga todas as escolas brasileiras a implantar  uma biblioteca e contratar um bibliotecário profissional no prazo de dez anos. O relator da proposta, senador Cristovam Buarque, do PDT do distrito federal, afirmou que se o projeto já estivesse em vigor, o Brasil daria mais importância à leitura. (0413A13- Cristovam Buarque)) ¿Se a gente tivesse cumprindo há cinqüenta anos não teríamos hoje essa defasagem vergonhosa com os outros países. De aqui é um país de iletrados.(Ana) Além de analisar projetos de cultura, esporte e educação, a CE também é responsável por incluir no calendário nacional novas datas comemorativas. Uma das aprovadas este ano é a que institui o dia da educação infantil e a semana de prevenção à gravidez na adolescência.

27/12/2010, 02h28 - ATUALIZADO EM 27/12/2010, 02h28
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00