Atletas e árbitros ficam obrigados a realizar exames médicos periódicos — Rádio Senado

Atletas e árbitros ficam obrigados a realizar exames médicos periódicos

LOC: PRESIDENTE LULA SANCIONOU NESTA QUINTA PROJETO DE LEI QUE OBRIGA ATLETAS E ÁRBITROS A REALIZAREM EXAMES MÉDICOS CONSTANTEMENTE. 

LOC: O SENADOR ÁLVARO DIAS DESTACOU QUE A MEDIDA É UM AVANÇO. MAS O RELATOR, SENADOR PAULO DUQUE, ACHA QUE UMA REGULAMENTAÇÃO VAI SER NECESSÁRIA. 

TÉC: O Diário Oficial da União trouxe publicada a lei que vai obrigar os atletas e árbitros esportivos a se submeterem a exames periódicos. O check-up vai evitar mortes súbitas de profissionais do esporte, a exemplo de jogadores de futebol. Nos casos em que houver o diagnóstico de alguma doença, o atleta será afastado para fazer o tratamento. Ainda segundo a lei aprovada pelo Senado, os organizadores das competições desportivas deverão disponibilizar equipes para atendimento de emergências de atletas e juízes. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, destacou que a lei sancionada melhora a Lei Pelé. (Dias) é um projeto bom porque tivemos alguns casos no Brasil que revelaram imprudência e irresponsabilidade. Em função do que se ocorreu, não se assumiu responsabilidades. O projeto estabelece a prevenção, que é essencial. Orienta no sentido da prevenção, estimula para que as atitudes preventivas sejam adotadas constantemente com exames rotineiros sob a responsabilidade dos clubes. (Repórter) Já o relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, senador Paulo Duque, do PMDB do Rio de Janeiro, ressaltou que ainda será necessária uma regulamentação da lei. Ele lembrou que a nova legislação não define quais exames deverão ser realizados e nem a periodicidade. Paulo Duque destacou também que falta a especificação dos profissionais médicos que deverão atuar nos dias de competição. (Duque) Creio que isso será objeto de um decreto regulamentando. Entram aí o Ministério da Saúde e os técnicos especializados na medicina esportiva para fazer um regulamento que será objeto de decreto do Presidente da República. É preciso um pouco de cuidado com o atleta que faz o encanto e o encantamento dos jogos. Na partida do Fluminense contra o Guarani, houve acidentes que poderiam ter sido evitados se houvesse um atendimento exato e na hora. (Repórter) Segundo o senador Paulo Duque, entre os especialistas de plantão que deveriam estar nos locais de competição estão aqueles que cuidam, por exemplo, de rupturas de ligamentos; fraturas ósseas; arritmias e paradas cardíacas; e de desmaios. A nova lei entra em vigor em seis meses.
10/12/2010, 00h47 - ATUALIZADO EM 10/12/2010, 00h47
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00