Neuto de Conto acredita que país está prestes a enfrentar nova crise aérea — Rádio Senado

Neuto de Conto acredita que país está prestes a enfrentar nova crise aérea

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO PODE PROMOVER AINDA NESTE ANO UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO DOS AEROPORTOS BRASILEIROS. 

LOC: A ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DAS EMPRESAS AÉREAS ALERTOU QUE O BRASIL PODE PASSAR POR UM VEXAME SE NÃO MELHORAR A ESTRUTURA DOS AEROPORTOS.  

TÉC: A IATA, associação mundial de companhias aéreas, está preocupada com a situação dos aeroportos brasileiros. Segundo um relatório divulgado pela entidade, o país da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 pode passar um "vexame nacional" se não colocar logo em prática um plano para reverter o que classificou de "desastre" na infraestrutura dos aeroportos. O presidente da CDR, Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Neuto De Conto, do PMDB de Santa Catarina, concorda que o setor enfrenta turbulências. Na opinião do senador, o país está na iminência de uma nova crise aérea. E o motivo é que os aeroportos não estão preparados para receber os novos passageiros que devem passar pelos terminais nos próximos anos. (NEUTO) Embora consertado aquele primeiro momento de dois anos passados, contamos agora a ter em função do crescimento, agora não é o mesmo da desorganização, é o crescimento. E no crescimento tem que ampliar: ampliar aeroportos, ampliar pistas, ampliar o número de aviões. (REPÓRTER) Neuto De Conto anunciou que a CDR pode promover ainda neste ano uma audiência pública para debater o que pode ser feito para que os aeroportos brasileiros tenham condições de atender o aumento da demanda. (NEUTO) Temos que tornar público. E tornar público o ideal é fazer realmente audiências públicas, conversar com todos os segmentos responsáveis pela atividade e fazer com que o governo entenda que precisamos urgentemente encontrar caminhos para resolver essa situação em que vivem todos os aeroportos do país. (REPÓRTER) A IATA apontou que 13 dos 20 maiores aeroportos brasileiros já não conseguem atender satisfatoriamente o crescente movimento. Para a associação, o quadro mais crítico é o do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País. De janeiro a outubro deste ano, passaram pelo aeroporto 22 milhões de passageiros, um aumento de 20 por cento em relação ao mesmo período de 2009. 
22/11/2010, 11h41 - ATUALIZADO EM 22/11/2010, 11h41
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00