Rádio Senado vence prêmio da Federação Internacional de Jornalistas — Rádio Senado

Rádio Senado vence prêmio da Federação Internacional de Jornalistas

LOC: REPÓRTERES DA RÁDIO SENADO RECEBEM O PRÊMIO "TOLERÂNCIA" DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DA AMÉRICA LATINA. 

LOC: A REPORTAGEM ESCRAVOS DA ESPERANÇA - A SAGA DOS BOLIVIANOS NO BRASIL  RETRATA A VIDA DE QUEM SAI DA BOLÍVIA EM BUSCA DE TRABALHO EM SÃO PAULO. 

TÉC: Os repórteres George Cardim e Celso Cavalcanti, da Rádio Senado, foram vencedores do prêmio "Tolerância" da Federação Internacional de Jornalistas, da edição de 2009. A reportagem intitulada Escravos da Esperança - a saga dos bolivianos no Brasil retrata a vida de quem sai da Bolívia em busca de trabalho em São Paulo. Os dois repórteres da Rádio Senado revelam que os bolivianos deixam seu país com a promessa de uma vida próspera, mas acabam se deparando com condições de trabalho análogas à escravidão. Eles chegam a São Paulo devendo os custos da viagem feita de ônibus. Os bolivianos entram no Brasil por Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e de lá são levados para a capital paulista. A jornada de trabalho é de até 17 horas nas chamadas oficinas, que são os ateliês, onde confeccionam peças de roupas. E é nesses mesmos locais que eles vivem com suas famílias. O salário mensal depende da produção diária e varia de seiscentos e mil reais, mas uma parte fica com o dono da oficina para o pagamento das despesas com alimentação e hospedagem. Os dados não são oficiais, já que a maioria não entra no país de forma legal, mas a estimativa é de que 200 mil bolivianos vivam em São Paulo nestas condições. O repórter George Cardim comentou a premiação ao destacar a relevância da matéria jornalística. (Cardim) (Repórter) A segunda vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko, do PT de Mato Grosso, cumprimentou os repórteres pela premiação. (Serys) (Repórter) O senador Geraldo Mesquita do PMDB do Acre estendeu os cumprimentos a outras duas equipes de jornalistas da Rádio Senado que estão na final do Prêmio Embratel de Jornalismo, concorrendo com duas reportagens distintas, entre 3 finalistas. (Mesquita) (Repórter) A equipe de jornalistas da Rádio Senado já recebeu vários prêmios. A cerimônia da Federação Internacional de Jornalistas ocorrerá no dia 4 de novembro em Santo Domingo, capital da República Dominicana, durante a conferência regional de Direitos Humanos.
29/10/2010, 00h46 - ATUALIZADO EM 29/10/2010, 00h46
Duração de áudio: 03:44
Ao vivo
00:0000:00