Servidores discutem importância da ética nas relações de trabalho — Rádio Senado

Servidores discutem importância da ética nas relações de trabalho

LOC: NO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO, SERVIDORES DO LEGISLATIVO REFLETIRAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. 

LOC: A DISCUSSÃO, ALÉM DE INTEGRAR O CALENDÁRIO DE COMEMORAÇÕES DO MÊS DO SERVIDOR, VAI SERVIR DE BASE PARA A DISCUSSÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIDOR DO SENADO. 

TÉC: O doutor em filosofia e professor da universidade de Brasília Nelson Gomes participou das atividades do mês do servidor com uma palestra sobre ética no trabalho. A apresentação serviu como embasamento para que os trabalhadores possam construir o texto do código de conduta do servidor do Senado. Para o especialista, os códigos de ética que têm sido adotados tanto no serviço público como no setor privado correspondem ao desejo dos cidadãos de receberem serviços que sejam feitos de acordo com a lei, mas que respeitem também outros aspectos. Isso, levando em conta os valores e as normas defendidos pela sociedade. Na opinião do especialista, o Senado pode servir de exemplo para outras instituições. (Prof. Dr. Nelson Gomes) Como o Senado ele próprio é uma instituição. Esse tipo de discussão pode ser útil ao Senado enquanto instituição e o Senado pode servir de modelo de vez que é uma instituição central do estado brasileiro. (Ana) Nelson Gomes explicou que os códigos de ética profissionais precisam ser construídos coletivamente, e ao elaborar o documento, os responsáveis devem estar antes de tudo preparados para ouvir e dar atenção aos problemas que afetam os trabalhadores de cada área. Na opinião de Nelson Gomes, os códigos precisam ser reavaliados a cada 4 anos e devem ser divulgados, para que a sociedade conheça os valores defendidos pelos trabalhadores da instituição. Para que o código de ética seja efetivo, o especialista frisou a necessidade de que todos os trabalhadores conheçam o código de ética, como parte do treinamento profissional. Ele também defendeu que o controle do respeito ao código seja feito de forma independente, ou seja, por agentes de fora da instituição.
28/10/2010, 00h59 - ATUALIZADO EM 28/10/2010, 00h59
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00