Projeto quer incentivar contratação de pessoas com mais de 45 anos — Rádio Senado

Projeto quer incentivar contratação de pessoas com mais de 45 anos

LOC: A CÂMARA DOS DEPUTADOS DEVE VOTAR EM BREVE UM PROJETO JÁ APROVADO NO SENADO QUE INCENTIVA A CONTRAÇÃO DE TRABALHADORES COM MAIS DE 45 ANOS DE IDADE 

LOC: A PROPOSTA É DO SENADOR PAULO PAIM, E SERÁ ANALISADA EM CONJUNTO COM UM PROJETO QUE ESTIMULA O PRIMEIRO EMPREGO PARA JOVENS. 

TÉC: A Câmara dos Deputados deverá votar em novembro o projeto que prevê dedução do Imposto de Renda para empresas que contratarem trabalhadores com mais de 45 anos. A proposta do Programa Nacional de Estímulo ao Emprego de Trabalhadores Experientes prevê compensações em relação aos custos da contratação. O projeto do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, já foi aprovado pelo Senado, e na Câmara está sendo examinado em conjunto com uma proposta do deputado Damião Feliciano do PDT da Paraíba, com incentivos ao primeiro emprego para os jovens. Paulo Paim ressaltou que a restrição do mercado de trabalho aos mais novos e aos mais velhos está tão grande que justifica a apresentação do projeto. (Paim) Devido à discriminação que existe ainda no mercado de trabalho. O que me disseram os sindicalistas e trabalhadores que me procuraram: ¿uns dizem que sou muito jovem, não tenho experiência e outros que estou muito velho¿. Temos que buscar um meio termo para que essas pessoas possam mostrar sua capacidade. Por isso, a idéia de dar um incentivo para que as empresas contratem mais jovens e mais experientes para que possam mostrar sua capacidade. Repórter: Paim explicou que as negociações com a Receita Federal estão bem avançadas para a definição do tipo de isenção fiscal a ser concedida às empresas que contratarem trabalhadores com mais de 45 anos e com menos de 24 anos. (Paim) Estamos discutindo, dialogando e buscando alternativas. Algo já foi feito. Por exemplo, na licença maternidade, que fui o relator, nós trabalhamos com algo semelhante a isso. E a própria Receita indiretamente vai arrecadar mais porque quanto mais gente trabalhando e consumindo fará com que a Receita arrecade mais. Repórter: Paim citou que a taxa de desemprego entre os trabalhadores na faixa etária entre 40 e 59 anos é de 20% e entre os jovens é de 44%.
27/10/2010, 00h08 - ATUALIZADO EM 27/10/2010, 00h08
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00