Ex-senador Jorge Kalume será enterrado nesta quarta-feira — Rádio Senado

Ex-senador Jorge Kalume será enterrado nesta quarta-feira

LOC: O CORPO DO EX-SENADOR JORGE KALUME VAI SER ENTERRADO NA TARDE DE HOJE NO CEMITÉRIO CAMPO DA ESPERANÇA, EM BRASÍLIA. 

LOC: KALUME MORREU NESTA TERÇA-FEIRA, AOS 89 ANOS, VÍTIMA DE UMA PARADA CARDÍACA. ELE VINHA LUTANDO HÁ UM ANO CONTRA UM CÂNCER NO INTESTINO. 

TÉC: Jorge Kalume foi senador pelo Acre de 1979 a 1987. Em oito anos de mandato, Kalume apresentou 56 projetos de lei, entre eles o que previa exame de sanidade física e mental para os candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República e ainda o que regulamentava a profissão de treinador de futebol. Foi eleito em 78 pela Arena, partido que apoiava o governo militar, e depois passou para o PDS, legenda que abrigou a base governista com a extinção do bipartidarismo, no ano seguinte. O fato de apoiar o governo não impediu Jorge Kalume de chamar a atenção para a situação dos aposentados numa audiência pública, em maio de 84, com o então ministro da Previdência, Jarbas Passarinho. (KALUME) São constantes as reclamações que temos lido nos jornais sobre o atraso no pagamento das aposentadorias, a partir do aumento do salário mínimo. A questão preocupa, e por isso não devemos deixar escapar a oportunidade de uma palavra de Vossa Excelência, sobretudo quando os jornais afirmam que Vossa Excelência já admite a hipótese de faltar dinheiro para pagar os aposentados. (REPÓRTER) Diante do questionamento de Kalume, o ministro Jarbas Passarinho explicou que não havia na época computador capaz de atualizar os benefícios da Previdência no prazo de um mês. (PASSARINHO) O atraso é fatal. São dez milhões de beneficiários. Cada um tem um carnê, cada carnê é diferente do outro, uma aposentadoria não é igual à outra, um auxílio doença não é igual ao outro. Então tudo isso tem de ser recalculado individualmente: dez milhões de papéis! (REPÓRTER) Jorge Kalume nasceu em dezembro de 1920, em Belém, no Pará, mas sempre fez carreira política no Acre. Foi governador do estado entre 1966 e 1971. Exerceu ainda os cargos de deputado federal, prefeito de Xapuri e prefeito da capital, Rio Branco. 
27/10/2010, 09h32 - ATUALIZADO EM 27/10/2010, 09h32
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00