Procon de SP lança site para queixas de compras feitas pela internet — Rádio Senado

Procon de SP lança site para queixas de compras feitas pela internet

LOC: O PROCON DE SÃO PAULO LANÇOU UM SITE EXCLUSIVO PARA REGISTRAR QUEIXAS DE COMPRAS FEITAS PELA INTERNET. LOC: EM 2010, AS RECLAMAÇÕES DE COMPRAS ONLINE AUMENTARAM CERCA DE 40 POR CENTO EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO. LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, SENADOR RENATO CASAGRANDE, DEFENDE QUE A MEDIDA SEJA ESTENDIDA A TODOS OS PROCONS DO PAÍS. O acesso fácil ao produto e a sensação de segurança fazem com que o consumidor escolha cada vez mais a internet como meio para fazer compras. O problema é que nem sempre tudo sai como o esperado. O produto atrasa, chega com defeito, ou o valor cobrado não é correto. Como a compra foi feita pelo computador, é por lá que o consumidor reclama. E para ajudar a solucionar o problema de forma mais rápida, o Procon de São Paulo criou um site exclusivo para queixas de compras feitas pela internet. O consumidor registra a queixa pelo site e um funcionário do Procon notifica a empresa, caso seja necessário. Se o procedimento não der certo, o Procon instaura um processo administrativo com audiência entre consumidor e empresa. De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Roberto Faifer, a medida facilita a vida do consumidor. (ROBERTO) ¿Particularmente numa cidade como São Paulo, onde é tão complicado o deslocamento, acaba sendo um ônus grande a pessoa ter que comparecer pessoalmente. Treze por cento das transações do estado de São Paulo já são feitas pelo comércio eletrônico e tem aumentado muito o número de demandas de consultas ao Procon por conta disso e sem contar que trata-se de um consumidor que está acostumado com o ambiente virtual (PAULA) Para a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Mariana Ferraz, o Código de Defesa do Consumidor, em vigor há 20 anos, é aplicável às compras feitas pela internet e já ampara o consumidor. Mas ela faz um alerta para quem vai comprar produtos via computador: (MARIANA) Verificar a confiabilidade do site no qual ele está realizando a compra. Verificar se esse site disponibiliza telefones de contato para reclamações, se esses telefones são acessíveis, propriamente então é adequado fazer um teste nesse telefone antes de fazer a compra. Verificar se o site é seguro, tudo isso é muito importante pra evitar um problema lá na frente. (Paula) O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, senador Renato Casagrande, do PSB do Espírito Santo, elogiou a iniciativa. Ele acredita que a ideia deve ser seguida pelos Procons de todo o país. Casagrande também lembrou que o Senado analisa uma proposta de reformulação do Código de Defesa do Consumidor. (CASAGRANDE) É uma boa medida. Caminha na direção do uso da tecnologia, da internet para que o consumidor tenha onde recorrer e eu acho que os demais estados também podem passar a adotar essa nova prática. Logo depois do 2º turno das eleições presidenciais nós vamos apresentar uma série de propostas que são resultantes daquele ciclo de debates que fizemos sobre a reformulação do Código de Defesa do Consumidor e teremos propostas na área do comércio eletrônico. (Paula) O site do Procon de São Paulo já está funcionando. O endereço é o www.procon.sp.gov.br . Da Rádio Senado, Paula Groba
21/10/2010, 06h33 - ATUALIZADO EM 21/10/2010, 06h33
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