Ministério da Defesa vai receber R$1,5 milhão para garantir segurança — Rádio Senado

Ministério da Defesa vai receber R$1,5 milhão para garantir segurança

LOC: O Governo federal decidiu repassar Um milhão e 500 mil reais para o ministério da defesa garantir a segurança do exame nacional do ensino médio, o enem.

LOC: Os senadores comentaram a medida, que tem como objetivo evitar o que aconteceu em 2009, quando a prova teve de ser refeita por causa de vazamentos.

O diário oficial desta segunda-feira trouxe uma portaria determinando que o Instituto Nacional de Pesquisas  Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, transfira um milhão e meio de reais para o ministério da Defesa. O propósito da medida é garantir a segurança dos 10 milhões de exemplares de provas do Enem, o exame nacional do Ensino Médio deste ano. Para o senador Jaime Campos, do Democratas de Mato Grosso, a medida é bem-vinda para resgatar a credibilidade do exame, abalada com o roubo de provas ocorrido no ano passado que obrigou que o Enem fosse refeito. (1018JCampos_Enem 21¿) ¿Espero que esse repasse que foi feito ele possa não colocar as forças armadas para fazer segurança ¿ Exército, Marinha e Aeronáutica ¿ mas acima de tudo, que haja realmente confiança e acima de tudo credibilidade suficiente para que se resgate assim em cima daquilo que certamente a sociedade brasileira espera do Governo Federal.¿ (ROGERIO) As forças armadas também serão usadas na distribuição dos cadernos de provas nas cidades que os Correios não consigam atender. Para a professora e senadora Serys Slhessarenko, do PT de Mato Grosso, a medida de recorrer às forças armadas é acertada. (1810Serys_Enem ¿ 18¿) ¿Nós não podemos brincar com isso porque tem que ser um processo extremamente sério. Extremamente confiável, para que a nossa juventude, as pessoas que passem pelo processo do Enem não sofram nenhum prejuízo, não sofram nenhuma decepção. Portanto a segurança é imprescindível e tem que ser total e absoluta.¿ (ROGERIO) O Enem este ano será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro e teve número recorde de inscritos: quatro milhões e seiscentos mil alunos.  Da Rádio Senado, RF.

18/10/2010, 06h19 - ATUALIZADO EM 18/10/2010, 06h19
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00