Senadores criticam indefinição do STF sobre documentos para votar — Rádio Senado

Senadores criticam indefinição do STF sobre documentos para votar

LOC: A SUSPENSÃO DA VOTAÇÃO DO STF SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAR O TÍTULO E O DOCUMENTO COM FOTO NA ELEIÇÃO DE DOMINGO REPERCUTIU ENTRE OS SENADORES. 

LOC: O MINISTRO GILMAR MENDES PROMETEU APRESENTAR O SEU VOTO NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes prometeu anunciar na sessão desta quinta-feira o seu voto sobre a ação de inconstitucionalidade movida pelo PT pedindo a derrubada da exigência de o eleitor apresentar o titulo mais um documento com foto para poder votar no dia 3 de outubro. Na sessão de quarta-feira, 6 ministros votaram a favor da derrubada da exigência, seguindo o voto da relatora, Ellen Gracie, quando Gilmar Mendes pediu vista, o que paralisou a votação. O senador Eduardo Suplicy, do PT paulista, comentou reportagem que acusava Gilmar Mendes de tentar beneficiar a candidatura tucana à presidência. Ele disse que o Supremo tem obrigação moral de anunciar a decisão nesta quinta-feira. (E. Suplicy) Com a informação veiculada hoje pela folha de são Paulo embora desmentida tanto pelo candidato Jose Serra como pelo presidente Gilmar Mendes no sentido de que ele não teriam conversado, mas a evidencia demonstrada pela folha, e ao final daquela tarde o ministro Gilmar Mendes pediu vista, numa atitude que claramente tem o propósito de beneficiar a candidatura do José serra, acredito que haverá hoje como que uma pressão moral pro parte da maioria dos ministros do STF no sentido de que a decisão seja tomada ainda hoje. (Ana) Já o senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, acredita que a mudança vai confundir o eleitor, e lembrou que a lei que exigia os 2 documentos foi aprovada em 2009 com o apoio da base governista. (E. Azeredo) O TSE já gastou muito dinheiro pra dizer que ia precisar de 2 documentos. O próprio PT autor da deliberação foi favorável ao projeto, o presidente Lula sancionou o projeto e agora diz que é contra. Então é uma confusão que se faz na cabeça do eleitor e no processo eleitoral. O ideal a essa altura é que não houvesse modificação. (Ana) Caso o ministro Gilmar Mendes não apresente o seu voto nesta quinta, a votação será considerada suspensa e a exigência do documento com foto e do título de eleitor continua a valer para a eleição de domingo.
30/09/2010, 01h24 - ATUALIZADO EM 30/09/2010, 01h24
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00