27 de setembro é o Dia Internacional do Idoso — Rádio Senado

27 de setembro é o Dia Internacional do Idoso

LOC: HOJE, DIA 27 DE SETEMBRO, É O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO. A COMEMORAÇÃO FAZ PARTE DO CALENDÁRIO BRASILEIRO DESDE 1999. 

LOC: APESAR DE TER SE TORNADO LEI EM 2003, O ESTATUTO DO IDOSO AINDA PRECISA DO APOIO DA SOCIEDADE PARA SER TOTALMENTE IMPLANTADO E GARANTIR OS DIREITOS DOS BRASILEIROS COM MAIS DE 60 ANOS. 

TÉC: Segundo o IBGE, 21 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos de idade. E em dez anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estetística, o numero de brasileiros com mais de 60 anos passou de 9 para onze por cento. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do Estatuto do Idoso, defendeu a sensibilização dos jovens para a convivência, o respeito e a solidariedade com os cidadãos mais velhos. Uma das formas de garantir o bem estar dos maiores de 60 anos, para o senador, é defender a aplicação dos benefícios já assegurados aos idosos no Estatuto. (Paulo Paim) A gente deve trabalhar para que o estatuto seja aplicado na integra, desde o controle das chamadas casas-lares, como também e aquilo que o estatuo prevê para o atendimento preferencial do idoso, tanto no hospital, fila, farmácia, ações na justiça, que o idoso tenha preferência no atendimento é um direito que está garantido no estatuto. (Ana) Paulo Paim informou que o Brasil caminha para ser, em poucos anos, um dos cinco países do mundo com o maior contingente de idosos. Segundo o IBGE, a expectativa de vida média do brasileiro é de 73 anos; e as mulheres costumam viver sete anos a mais que os homens. A comemoração do Dia do Idoso em 27 de setembro foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado em 1999.
27/09/2010, 01h38 - ATUALIZADO EM 27/09/2010, 01h38
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00