Sétimo seminário de estudos jurídicos debate reforma processual — Rádio Senado

Sétimo seminário de estudos jurídicos debate reforma processual

LOC: O TEMA DE ABERTURA DO SÉTIMO SEMINÁRIO DE ESTUDOS JURIDICOS QUE REUNE BRASIL, ITÁLIA, ESPANHA E PORTUGAL FOI A REFORMA DO CODIGO DE PROCESSO CIVIL. 

LOC: O SEMINÁRIO QUE REÚNE ESTUDANTES, PROFISSIONAIS E ESPECIALISTAS NO AUDITÓRIO DO STJ EM BRASÍLIA SEGUE ATÉ SÁBADO. O SENADO FEDERAL É UM DOS APOIADORES DO ENCONTRO.

A ideia é aproveitar a experiência dos países já que fizeram reformas nos seus códigos de processo capazes de agilizar o acesso do cidadão à Justiça. A reforma processual é o tema principal do sétimo seminário ítalo-ibero-brasileiro de estudos jurídicos. Na abertura do seminário, os participantes puderam conhecer mais a proposta do novo Código de Processo Civil, na exposição do ministro Carlos Fux, presidente da comissão de juristas responsável pelo anteprojeto de reforma do código, a pedido do presidente do senado, José Sarney, do PMDB do Amapá. Em sua exposição, Carlos Fux falou sobre as características gerais do projeto, que tem como objetivo principal garantir a agilidade da justiça nos processos. Para o ministro Carlos Fux, o seminário é uma chance de apresentar a proposta aos especialistas e estudantes. (Carlos Fux) "A importância é o resultado multiplicador de consciências mais aperfeiçoadas, porque quem comparece nesses eventos são estudantes de direito que tem formação jurídica que podem reproduzir aquilo que elas entendem da proposta do novo código".(Ana) O consultor Geral do senado Bruno Dantas lembrou que o seminário vai permitir a troca de experiências com juristas e acadêmicos que já participaram da experiência de atualizar seus códigos de acordo com as necessidades da sociedade. (Bruno Dantas) "É um momento importante pra discutir com a comunidade jurídica, estão aqui diversos acadêmicos de países importantes que recentemente fizeram reformas nos seus códigos de processo, Portugal, Itália Espanha todos eles de alguma maneira vem atualizando seus códigos de processo e estamos reunidos com acadêmicos que são capazes de discutir e trocar experiências". (Ana) Cerca de 800 pessoas participaram do primeiro encontro. A abertura do seminário ficou a cargo do presidente do Superior Tribunal de Justiça Ary Pargendler e do vice reitor da Universidade do Legislativo brasileiro, o professor Carlos Mathias. Também participaram da mesa de abertura o Núncio apostólico no Brasil Dom Lorenzo Baldisseri e os embaixadores de Portugal, Espanha e da Itália.
23/09/2010, 02h57 - ATUALIZADO EM 23/09/2010, 02h57
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00