Aprovada livre circulação de pessoas entre Brasil e Colômbia
LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA UM PROJETO QUE FACILITA A ENTRADA E O TRÂNSITO DE BRASILEIROS E COLOMBIANOS NOS TERRITÓRIOS DOS DOIS PAÍSES.
LOC: OS SENADORES LEMBRARAM OS BRASILEIROS QUE MORRERAM NO MÉXICO, NA CHACINA QUE ACONTECEU HÁ CERCA DE UMA SEMANA NA FRONTEIRA COM OS ESTADOS UNIDOS.
O acordo entre os governos do Brasil e da Colômbia foi assinado em 2007. Ele prevê que brasileiros e colombianos possam circular livremente pelos dois países portando apenas o documento de identificação nacional e o cartão imigratório correspondente, sem a necessidade de passaporte. A livre circulação será por noventa dias, prorrogáveis por mais noventa, no período de um ano. O presidente da comissão de relações exteriores, senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, lembrou que a aprovação do projeto acontece em um momento significativo. (Eduardo Azeredo) na discussão desse tema o senador Suplicy e eu mesmo pudemos prestar uma homenagem aos brasileiros que morreram no México, exatamente numa região onde existe uma dificuldade muito grande de trânsito de pessoas. Entre eles estavam dois mineiros da região de Governador Valadares que buscavam melhor emprego e acabaram morrendo assassinados de maneira tão brutal. De maneira que esse exemplo que o Brasil e a Colômbia dão é importante ser lembrado num momento em que o México vive uma tragédia como essa em que morreram mais de setenta pessoas. (Repórter) ¿ Outros quatorze acordos internacionais foram aprovados pelo plenário. Um deles o que ratifica o texto da Convenção sobre o acesso Internacional à Justiça. O projeto prevê assistência jurídica aos residentes habituais ou temporários em países que aderirem ao acordo. Outro projeto de decreto legislativo aprovado pelo plenário é o que aprova o texto da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas Contra o desaparecimento forçado, assinada em Paris, em fevereiro de 2007.