Mais de 80 mil eleitores devem votar fora de domicílio — Rádio Senado

Mais de 80 mil eleitores devem votar fora de domicílio

LOC: MAIS DE 80 MIL ELEITORES VÃO VOTAR FORA DO LOCAL ONDE MORAM, SEGUNDO DADOS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. É O VOTO EM TRÂNSITO, QUE PELA PRIMEIRA VEZ SERÁ PERMITIDO NO PAÍS, NAS ELEIÇÕES DO DIA TRÊS DE OUTUBRO E TAMBÉM NO SEGUNDO TURNO.

LOC: SÃO PAULO FOI A CIDADE COM O MAIOR NÚMERO DE ELEITORES EM TRÂNSITO. SÃO 12 MIL 750, SEGUIDA DA CAPITAL FEDERAL, BRASÍLIA, E DE BELO HORIZONTE. 

O voto em trânsito passou a ser possível após alteração na legislação eleitoral, permitindo ao eleitor que estiver em uma das capitais de estado ou no Distrito Federal votar para presidente, desde que tenha feito o registro na cidade onde vai estar no dia das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral informou que os cartórios eleitorais em todo o país registraram mais de 80 mil eleitores que vão votar fora do domicílio eleitoral. Já para o segundo turno, fizeram o registro mais de 76 mil eleitores. A nova lei prevê ainda que mesmo quem se cadastrou para votar em trânsito tem a possibilidade de justificar, caso não possa ir à seção na data da eleição. Outra novidade é que aquele que votar em trânsito para o cargo de presidente e vice-presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas eleições deste ano. O voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso no ano passado, no projeto de reforma eleitoral. O senador Aloizio Mercadante, do PT de São Paulo, elogiou a mudança. (MERCADANTE) Instituir a possibilidade de voto em trânsito é compatível com a situação da justiça eleitoral e amplia a participação cidadã do povo brasileiro na escolha de seus dirigentes. (REP) O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, autor de um dos projetos que possibilitava o voto em trânsito, comemorou o que considera um avanço. (MOZARILDO) Moderniza e democratiza nossas eleições de maneira mais ampla ainda porque, se por uma razão qualquer um eleitor de Roraima estiver no rio grande do sul ele poderá votar para presidente, ele poderá votar para presidente da república... com seu direito à cidadania ficando mais plenamente atendido. (REP) A partir do dia 5 de setembro, o eleitor registrado para votar em trânsito poderá consultar no portal do Tribunal Superior Eleitoral na Internet o endereço da seção em que deverá comparecer no dia das eleições. O endereço eletrônico é www.tse.gov.br.
17/08/2010, 12h53 - ATUALIZADO EM 17/08/2010, 12h53
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00