Senado realiza palestra "Jornalismo e Relações Públicas 2.0" — Rádio Senado

Senado realiza palestra "Jornalismo e Relações Públicas 2.0"

loc: O Jornalismo e as relações públicas foram fortemente impactados com o surgimento das novas tecnologias e das redes sociais na internet, como facebook, twíter e orkút.

LOC: esse foi o principal tema da palestra "Jornalismo e Relações Públicas dois ponto zero ¿ ideias para uma instituição pública atuar de forma mais participativa nas mídias sociais", promovida no senado federal nesta terça-feira. O repórter Rogério dy la Fuente traz mais informações.

O jornalista e professor de tecnologias digitais Pedro Sorrentino foi convidado pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado para falar sobre o impacto das mídias sociais e das novas tecnologias de comunicação nas atividades de produção de jornalismo e de relações públicas. Pedro Sorrentino esclareceu que antes de uma instituição governamental se lançar em redes sociais, como o tuíter, é necessário que seus funcionários  primeiro utilizem esse meio de comunicação digital internamente. (0803PedroSorrentino_02) ¿Na verdade pra você ter uma estratégia interessante em meios digitais você precisa ter domínio técnico. Ele não é necessariamente como a televisão ou o rádio, que basta você ter uma idéia, veicular ela num meio e pagar. A dinâmica é completamente diferente, então ela exige essa capacidade técnica. Esse seria o primeiro passo: as pessoas saberem o que elas estão usando, entenderem as diferentes dinâmicas da rede.¿ (ROGERIO) Na avaliação do especialista, a internet será importante nas eleições deste ano, mas não vai ser determinante, como ocorreu no último pleito norte-americano, em que o presidente Barack Obama foi eleito principalmente graças ao bom uso das tecnologias digitais.  (0803PedroSorrentino_01) ¿Isso um dia vai acontecer aqui. Essa é a primeira eleição digital, mas a gente ainda tá muito pra trás em relação ao uso das ferramentas e tudo bem se você que oito a cada 10 brasileiros estão numa rede social e quase um celular pra cada cem habitantes. Mas, que celular é esse? Como são as pessoas que estão usando isso? O que elas estão fazendo quando estão conectadas. Essas são as perguntas-chave para serem respondidas e ainda as respostas não são tão fortes.¿ (ROGERIO) A Coordenadora do Blog do Senado, Vírgínia Malheiros Galvez, afirmou que o Senado pretende sair na frente no provimento de informações de qualidade com o uso das recentes tecnologias. (0803Virgínia_01) ¿A Internet e as mídias sociais são hoje mais um meio de o senado chegar ao cidadão. O Senado é uma instituição que trabalha para a sociedade e o nosso maior objetivo é levar ao cidadão todo o benefício e toda a discussão que aqui acontece em favor do cidadão.¿  (ROGERIO) Pedro Sorrentino é autor de um documentário chamado ¿Obama Digital¿, que tratou da campanha do atual presidente norte-americano. Da Rádio Senado, RF. 

03/08/2010, 06h57 - ATUALIZADO EM 03/08/2010, 06h57
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00