Os 90 Anos de Carlos Lyra
Carlos Lyra é o homenageado desta semana no Improviso. Ele completou 90 anos de vida, neste ano de 2023. E são mais de 70 anos de carreira, deste músico que é um dos pilares fundamentais na criação da chamada Bossa Nova.
Tratado pelos amigos como Carlinhos, ele teve o carinhoso diminutivo incorporado a seu nome pelo parceiro Vinícius de Moraes. O músico fazia parte do que Vinícius chamava sua 'Santíssima Trindade. Era a trinca de parceiros com quem dividia suas composições. Simplesmente Tom Jobim, Baden Powell e Carlos Lyra. Juntos com Vinícius de Moraes, eles lideraram a mais importante transformação da música popular brasileira, que foi a Bossa Nova.
Na definição de Carlos Lyra, a Bossa Nova é uma maneira de compor, com melodias elaboradas e harmonias sofisticadas, mas que não são complicadas. Segundo o músico, são acordes encadeados e letras coloquiais, “pra cima”, como aquelas dos trovadores e da poesia provençal, que encantavam as mulheres. Carlos Lyra diz que assim é a sua música. Essa é a música que ouviremos no Improviso.
Seleção
1 – Samba do Carioca
2 – Coisa mais Linda (Vocal e Instrumental)
3 – Essa Passou
4 – Você e Eu
5 – Minha Namorada
6 – Sabe Você (Instrumental e Vocal)
7 – Sabe Você
8 – Quem Quiser Encontrar o Amor
9 – Lobo Bobo
10 – Samba do Carioca (Instrumental)
11 – Aruanda
12 - Influência do Jazz (Instrumental e Vocal)