Sérgio Galvão — Rádio Senado
Escala Brasileira

Sérgio Galvão

Sexto e último filho de uma família de músicos, Sérgio Galvão aprendeu lições valiosas com os irmãos mais velhos enquanto crescia em Brasília. Ele fala com orgulho de sua herança musical: “Meu irmão Carlos foi maestro e compositor clássico, dirigiu a Escola de Música de Brasília por muitos anos. Zequinha foi um baterista e percussionista bastante reconhecido, uma grande inspiração pra mim. Já o Lula Galvão, companheiro de quarto por muitos e muitos anos, é um dos grandes guitarristas e arranjadores da atualidade”.

Não é difícil prever o resultado de tanto contato com a música. “O Zequinha estudava vibrafone em casa. Naquela época, ele e Carlinhos já participavam de algumas gravações, eu me lembro da minha mãe mostrando os discos que eles gravavam para as visitas. Uma grande influência pra mim nessa época foi o saxofonista Victor Assis Brasil. A gente tinha a discografia completa dele e eu ficava ouvindo compulsivamente, um disco atrás do outro”, conta Sérgio.

Outro influência importantíssima foi John Coltrane, que fisgou Sérgio ainda jovem. “Aos 15 anos eu jogava basquete num clube em Brasília e até pensava em me tornar profissional. Um dia, voltando do treino, eu não conseguia parar de pensar nos solos do Coltrane. Peguei uma flauta doce emprestada com um vizinho e comecei a aprender ali mesmo. Depois, continuei tentando tocar as músicas dele na clarineta, que toquei ainda antes do sax”.

Só agora ele lança seu primeiro disco como instrumentista solo e compositor. Produzido pela baixista e compositora brasileira Amanda Ruzza, que hoje vive em Nova Iorque, Phantom Fish é uma experiência que envolve o ouvinte pela melodia e potência dos sax tenor e soprano de Galvão. Mas não só. “A ideia principal do disco foi manter a base brasileira, com baixo e bateria, mas acrescentar uma porção de diferentes músicos que tivessem em comum a paixão pelo groove, harmonia e a mente aberta”, diz Amanda. “Eu queria que cada melodia e cada groove se conectassem entre si, como se o ouvinte estivesse lendo um livro e fosse envolvido por uma bela história. Na verdade, belas histórias da vida do Sérgio”.

No auge de uma carreira que já soma 30 anos e participação em centenas de discos e turnês de nomes como Roberto Carlos, Leny Andrade, Simone, Jorge Ben, Djavan, Rosa Passos, Cauby Peixoto e Guinga, Sérgio Galvão é sem dúvida um dos mais requisitados saxofonistas brasileiros. 

Programa originalmente veiculado em 28/11/2014.

05/11/2020, 13h35 - ATUALIZADO EM 05/11/2020, 20h28
Duração de áudio: 53:00
Reprodução/Facebook
53:00Sérgio Galvão
1ª parte
14:01
2ª parte
22:28
3ª parte
16:31
Ao vivo
00:0000:00