Tulipa Ruiz — Rádio Senado
Escala Brasileira

Tulipa Ruiz

Tulipa Ruiz Chagas é uma cantora, compositora e ilustradora brasileira. Nascida em Santos, mudou-se com a mãe Graziella e o irmão, Gustavo Ruiz, para Minas Gerais, São Lourenço. A cantora cresceu entre brincadeiras no mato, cachoeiras e rodas de violão à beira da fogueira. Na adolescência, com a influência do ambiente musical da família, trabalhou numa loja de discos da cidade. Saiu de Minas Gerais aos 22 anos para cursar Comunicação e multimeios na PUC-SP.
Depois que voltou para a capital paulista, trabalhou quase dez anos como jornalista. Nos últimos anos, passou a abraçar os desenhos – outra paixão de criança – e, ao criar seu Myspace, resolveu entrar para a música e colocou algumas canções na página. Foi o suficiente para abraçar a ideia, começar a fazer shows . Fez desenhos para livros infantis, agendas, capas de discos e cartazes de shows. Interessa-se por gravações em campo, texturas, ruídos, bordados e cantigas de ninar . A primeira apresentação solo solo veio quando estudava na PUC, em um show do Pochete Set (banda formada por Tulipa, Luiz Chagas e Gustavo Ruiz). Então vieram as canções que o irmão registrou em seu estúdio caseiro e ela publicou no Myspace.
Em dezembro de 2008 decidiu sair da Agência para ficar três meses compondo com o irmão e ilustrando. Então foi convidada para o Festival da Trama, no Teatro Oficina. Fez seu primeiro show solo em 2009 colecionando elogios da crítica, inclusive e gravou seu primeiro disco: Efêmera. Efêmera saiu no final de maio de 2010 e rapidamente conquistou a crítica e público. Fez uma temporada com Marcelo Jeneci e já cantou com cantoras como Zélia Duncan.
Tem em seu primeiro álbum participações de Tiê, Anelis Assumpção, Donatinho, Kassin, Thalma de Freitas, Juliana Kehl,Céu e Mariana Aydar. Tulipa contou que foi um concerto da cantora norte-americana Meredith Monk que mudou sua vida. Ela que aprendeu a cantar ouvindo cantoras/compositoras como Joni Mitchell, Gal Costa, Ná Ozzetti, Zezé Motta, Baby Consuelo e Joyce.
Ouviremos: Prumo, efêmera, Virou, Proporcional e Físico.

30/12/2016, 16h05 - ATUALIZADO EM 30/12/2016, 16h06
Duração de áudio: 29:00
29:00Tulipa Ruiz
1ª parte
12:25
2ª parte
16:35
Ao vivo
00:0000:00