O aprendizado de matemática, ciências, tecnologia e engenharia
É enorme o déficit no aprendizado de matemática, física e ciências em geral na formação do aluno no ensino fundamental e médio brasileiro. Em inglês essas disciplinas são conhecidas como stem. O Brasil tem caído ano após ano nos rankings mundiais de educação em matemática, conforme avaliação do Pisa. O Educação Federal conversou sobre essas questões com Anderson Harayashiki Moreira. Ele é doutor e mestre em sistemas aeroespaciais e mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA. É engenheiro de controle e automação pela Escola de Engenharia Mauá, onde é professor. Ele dá aula na graduação e pós graduação de algoritmos e programação, projetos e elementos de máquina, robótica e aprendizagem de máquina. Ele orienta diversos alunos em competições de robótica no Brasil e no exterior.
![](https://www12.senado.leg.br/radio/1/educacao-federal/2022/05/24/o-aprendizado-de-matematica-ciencias-tecnologia-e-engenharia/@@images/bda9d85e-a149-4025-8cc0-24de2cb7e467.jpeg)