Políticas de financiamento estudantil — Rádio Senado
Educação Federal

Políticas de financiamento estudantil

Em dezembro o governo federal decidiu renegociar dívidas e anistiar contratos antigos de inadimplentes no financiamento estudantil, o FIES. Para especialistas da área deveria haver uma reestruturação ainda mais profunda das políticas públicas para financiamento educacional. 

Uma das sugestões é o pagamento do empréstimo vinculado à renda. Esse modelo já utilizado em países como Austrália e Reino Unido, está previsto em lei no Brasil, mas ainda falta implementar. A expectativa é que ele dê sustentabilidade ao sistema e evite que o governo precise continuar anistiando dívidas que os estudantes não conseguem pagar. Sobretudo depois do descontrole nos contratos firmados entre 2010 e 2014. 

Mesmo com uma reformulação em 2017, a recente anistia demonstra que o modelo não Brasil ainda não atingiu um ponto de equilíbrio. Isso gera dúvidas sobre a possibilidade de se ampliar o número de matrículas no ensino superior, que é uma das metas previstas no Plano Nacional de Educação, o PNE. 

O Educação Federal conversou com Paulo Meyer Nascimento, pesquisador em economia da educação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA desde 2009. Ele é especialista em empréstimos com amortizações condicionadas à renda, conhecidos como ECR.

01/02/2022, 08h32 - ATUALIZADO EM 02/02/2022, 21h06
Duração de áudio: 12:35
Getty Images/iStockphoto
Tópicos:
Ao vivo
00:0000:00