O sax no rock
Nesta semana Capítulo Rock destaca a presença do saxofone em solos, riffs e naipes de metais, na obra de grandes artistas e bandas do rock mundial. O programa traz um panorama sobre o uso desse instrumento em arranjos que remontam aos tempos do blues, do R&B, até o progressivo e o pop rock.
Nomes pioneiros, como o genial King Curtis, abriram caminho para vários outros virtuoses do sax também se aventurarem no mundo do rock ‘n’ roll. Um deles é Bobby Keys, que por décadas acompanhou os Rolling Stones nos palcos e nos estúdios, mesmo vivendo às turras com o band leader Mick Jagger. Outro é Alan Branscombe, que veio do jazz para dar brilho especial à gravação de Got You Get Into My Live, dos Beatles.
Tem também, claro, John Helliwell, do Supertramp, que fez do saxofone um protagonista nos arranjos da banda. E ainda o camaleão do rock, David Bowie, também ele saxofonista de mão cheia, que incluiu o instrumento em mega hits como Changes, Diamond Dogs e Soul Love. Esses e muitos outros nomes estão nesta edição do Capítulo Rock em homenagem aos saxofonistas de diferentes gerações.
O Capítulo Rock vai ao ar pela Senado FM, sábado 22h e domingo 15h. Também disponível em senado.leg.br/radio.

Músicas do programa:
1) MEMPHIS (KING CURTIS, 1965) – 2’51’’
2) GOT TO GET YOU INTO MY LIFE (BEATLES, SAX ALAN BRANSCOMBE) – 2’29’’
3) THE CORE (ERIC CLAPTON, SAX MEL COLLINS) – 8’45’’
4) TAKE THE LONG WAY HOME (SUPERTRAMP) – 5’08’’
5) MY PARTIES (DIRE STRAITS, ALBUM ON EVERY STREET, 1991) – 5’30’’
6) ROCK ‘N’ ROLL DJ (CLARENCE CLEMONS, COM THE RED BANK ROCKERS, 1983) – 5’17’’
7) MONEY (PINK FLOYD, THE DARK SIDE OF THE MOON, 1973) – 6’22’’
8) SOUL LOVE (DAVID BOWIE) – 3’34’’
9) BROWYN SUGAR (ROLLING STONES) – 3’48’’
10) WAITING ON A FRIEND (ROLLING STONES) – 4’35’’

